sábado, maio 16, 2009

É T I C A


Ética precisa-se nos árbitros!!!

Encontrei este texto e gostaria de compartilhar convosco o que faz falta á maioria dos árbitros .

Numa sociedade exigente e constantemente em evolução, não há espaço para pessoa sem ética e moral.
Ética e moral seguem juntas em nosso comportamento. Basicamente, moral é simplesmente o que julgamos correto, e ética são os instrumentos que determinam o que deve ser correto ou não.

Na arbitragem de futebol, a ética e a moral são de vital importância para definir o bom árbitro e sempre colocá-lo em posição de destaque em relação ao grupo. Podemos iniciar falando do relacionamento do árbitro com seus demais companheiros de profissão. Este relacionamento parte sempre de uma boa amizade, do respeito e da admiração pelo trabalho do companheiro.

Ao comentar ou ilustrar as atuações de outros árbitros de forma agressiva em locais públicos, na imprensa ou até mesmo com seus familiares, expondo possíveis erros ou discordando das interpretações dos lances, das decisões de mostrar cartões amarelos ou vermelhos, coloca a perder sua credibilidade perante o grupo. Isso é ruim para a imagem do árbitro. Isso é falta de corporativismo.

Um bom árbitro nunca fica triste com sua escala e nem comenta ou deseja a do companheiro. Desejar estar numa escala melhor ou numa partida importante não é desmerecer a nenhum companheiro, e sim, trabalhar muito para chegar a esta, provando para si próprio que todos os jogos têm a sua importância, e que através deles e com ótimas atuações, poderá ser recompensado com as partidas que tanto sonhou.

O árbitro deve também saber lidar quando há jogadores que pertencem ao seu círculo de amizade ou conhecidos, pois a regra não lhe permite fazer tal separação para aplicação da mesma. O tratamento deverá sempre ser igual a todos, independente do grau de amizade. Isso mostra seu profissionalismo.

Seguindo nesta linha, chegamos aos dirigentes. O árbitro deve mostrar seu respeito a eles, porém não deve se levar pela simpatia de alguns ou arrogância de outros. Há dirigentes que gostam de dar presente ao árbitro, tipo camisa do time, ou entrar no vestiário antes da partida e falar da arbitragem de jogos anteriores - 99% destes comentários são difamadores. Cuidado com dirigentes que gostam de dar aqueles tapinhas nas costas, pois estes quase sempre serão os primeiros a falar mal da arbitragem.

Um outro tópico que se tornou muito importante nos dias atuais é a relação do árbitro com a imprensa. Dar entrevista lhe é permitido, porém deve sempre lembrar da ética e da moral, saber falar e se expressar, mostrar o conhecimento do árbitro. Analisar o seu próprio jogo ou de outro árbitro, ou dar certa exclusividade a uma emissora ou qualquer outro órgão da imprensa é muito perigoso, e poderá colocar em risco a sua carreira.

O árbitro deve sempre lembrar que está constantemente vigiado, pois sua imagem e seu comportamento, principalmente fora do campo de jogo, é simplesmente o seu cartão de visita.

Sem comentários:

Enviar um comentário