quinta-feira, abril 16, 2009

UMA QUESTÃO QUE LEVANTEI DIAS ATRAS

Futebol - III Divisão
Clubes exigem levantamento imediato da suspensão da competição

Os clubes que participam na série B do campeonato nacional da terceira divisão decidiram exigir à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) o "levantamento imediato da suspensão da competição" em que participam, indicou hoje fonte de um clube.

Germano Pinho, presidente do Padroense Futebol Clube, onde se realizou terça-feira à noite uma reunião com a presença de 12 dos 13 clubes da série B, disse à agência Lusa que os jogos deveriam ter-se iniciado há duas semanas e garantiu que a situação causa "graves prejuízos financeiros aos clubes".

Germano Pinho estimou que o montante dos prejuízos causados situa-se entre 10 e 15 por cento do orçamento anual dos clubes e admitiu a possibilidade de "exigir reparações pelos prejuízos causados" aos responsáveis pelo atraso no início da sua série da fase final do campeonato.

Em deliberação aprovada por unanimidade, os clubes presentes manifestaram "profundo repúdio pela demora na resolução dos assuntos pendentes no Conselho de Disciplina da FPF que estiveram na origem da suspensão dos jogos relativos à segunda fase desta série (B)".

O presidente do Padroense explicou que os processos em apreciação dizem respeito ao jogo Vila Real-Oliveirense, que decorreu há dois meses, e a uma alegada tentativa de suborno do árbitro do jogo Serzedelo-Coimbrões.

"Se algum clube prevaricou, castiguem esse clube, mas não castiguem todos os outros por causa disso", acrescentou.

Germano Pinho salientou que o atraso no início dos jogos implicará igual atraso no fim da época, que deveria terminar a 07 de Junho, dado não ser possível a clubes não profissionais realizar jogos a meio da semana para recuperar o atraso.

"Os clubes não têm estrutura profissional e, embora haja um ou outro jogador profissional, a generalidade dos jogadores, seguramente mais de 90 por cento, ou trabalham noutra profissão ou são estudantes", observou.

O presidente do Padroense advertiu que, se o assunto não estiver resolvido dentro de uma semana a 10 dias, os clubes voltam a reunir-se e "avançarão com posições com algum radicalismo", porque estão "a ser desrespeitados nos seus interesses".

Germano Pinho criticou a FPF, queixando-se que "durante este período ninguém da federação teve a amabilidade de dizer uma palavra".

Garantiu que os clubes afectados têm o apoio das associações de futebol a que pertencem (Porto, Braga, Vila Real e Bragança).


1 comentário:

  1. Parece que não tem influência esta paragem, mas pode ter, pois as 3 ultimas jornadas devem ser disputadas em simultaneo, pois pode influenciar as classificações finais dos piores 2ºs.
    Vamos aguardar por uma decisão no decorrer da próxima semana.
    Para nós ao ganhar os 2 próximos jogos, não corremos esse risco, mas devemos defender a verdade desportiva.

    ResponderEliminar