quinta-feira, abril 16, 2009

A OPINIÂO DE JOÃO MATOS REIS-Dirigente do Linda-a-Velha á RC SINTRA

Quatro grandes temas: DIRIGISMO - FISCALIDADE - TRANSPARENCIA - ARBITRAGEM.

O resumo:

Nas minhas quatro intervenções disse:

DIRIGISMO

Serão os dirigentes sérios? Serão culpados do que se passa no futebol?

As minhas respostas:

No futebol em geral... e desde logo separemos o futebol profissional do futebol amador. O profissional é a cores, e o amador a preto e branco, mas infelizmente o profissional é colorido embora agora a imagem anda muito tremida.

Existe por exemplo o aspecto financeiro e os passivos do Benfica, Sporting, Porto, agora do Belenenses em 16 milhões de euros, o Estrela é o que se sabe, o Boavista e Setúbal, para lá caminham.

Não esquecer que Marco, Maia, Ovarense, Montijo, Abrantes se extinguiram e muitos andam em agonia.

Por falar em Abrantes, quero realçar o Passarinho actual guarda-redes, rapaz de 26 anos e por excelência bom guarda-redes, esteve no Abrantes na época passada, clube que acaba e ainda tem dívidas para com ele, vai para Rio Maior e só recebe um mês!!! e agora foi à Madeira a expensas suas e dos outros jogadores!!! e a culpa é de quem?

Dos dirigentes, mas os do futebol profissional, separemos sempre as coisas.

Os jogadores farão a seleccção selectiva dos clubes que não interessam e só assinarão pelos clubes sérios.

Agora os dirigentes também não podem ser sempre os maus da fita, muitos eram jogadores e toda a gente afirma e bem, que o melhor do futebol são os jogadores, muitos deles são agora directores, será que agora é que ser tornaram maus? Quando no fundo continuam a ser as mesmas pessoas?

O que me custa é ver que quando o futebol entra em crise, em colapso, mesmo nos clubes profissionais, sejam as camadas jovens a sofrerem desde logo a primeira crise, aí os dirigentes não são sérios...

FISCALIDADE

O Sr Adriano Filipe e muito bem trouxe para o debate o tema licenciamento e fiscalidade invocando que existe um documento no qual participou, que foi enviado aos clubes e a respota foi zero, um documento que extinguirá muitos clubes onde se analisa as dimensões, as condiçoes, contas, etc...

As minha repostas:

O Linda-a-Velha responde sempre a tudo, participa, está presente em tudo, por exemplo nos sorteios. No inicio da época um documento foi emanado da AFL ácerca de datas para o campeonato. Três clubes responderam, um deles foi o Linda-a-Velha.

Vamos analisar e daremos uma resposta, embora nessa leitura, estamos altamente descansados, porque cumprimos os requisitos.

O papel da AFL, importante, mas estas condiçoes exigidas, tem de começar a ser o futebol profissional a dar exemplo.

Depois põe-se em causa, (e até neste debate) que muitos dirigentes não têm capacidade de ler um documento deste genero, e eu em defesa dos dirigentes amadores pergunto, e os profissionais sabem-no?

Cada dirigente amador dá o melhor de si e mais começam todos a perder gás, andam cansados.

Da AFL, também têm de vir coisas boas, as más como bons latinos que somos ficam sempre para o fim (falo no geral obviamente), mas as coisa boas também têm de vir por exemplo:

Existe uma carta do futebol da formação UEFA desde 2004 e pergunto quem já nos falou nela? na Espanha já está a usufruir destes fundos, em Portugal não!!!

- Curiosamente hoje dia 16 inicia-se, até dia 20 em Hamburgo, o 8º, repito o 8º workshop do futebol amador e formação e pergunto, quem foi de Portugal? E se foi ou se já foi, que transmitiu? Se houve fundos? Onde estão esses euros?

TRANSPARÊNCIA

Pergunta: Existe transparência no futebol Nacional?

Existem os clubes sérios, os que pagam, e os outros, os que não pagam, uma palavra para o Desportivo das Aves, que já pagou metade do subsidio de Maio, inédito se calhar até a nível mundial. Curiosamente o Aves equipa à Linda-a-Velha.

Depois há os clubes que prometem "mundos e fundos" e não pagam.

Há muitos influências no futebol. Foi na Itália que há anos atrás viemos a saber que havia clubes vendidos, clubes comprados, dirigentes, jogadores e árbitros envolvidos.

Claro que no futebol amador também há, mas as influências são bem menores.

O grande problema no futebol é:

1- A transparência na gestão dos recursos públicos (dinheiro de todos nós) transferido para o futebol, tem de haver igualdade, equilíbrio, e apresentado, mostrado.

2- O poder político tem de ajudar, tem essa obrigação, mas não se deve prosmicuir. Tem de apoiar, colaborar e depois afastar-se, deixar para quem percebe de futebol e está no terreno, isto no futebol profissional.

Porque infelizmente no futebol amador por vezes são mesmo algumas pessoas que acumulam cargos de presidentes de junta, caso do Sr. Janota (Igreja Nova e Pêro Pinheiro) e do Carlos Morgado (Oeiras) a terem de "agarrar" o clube. Porque alguém ter de "agarrar" o clube da sua região, temos de ressalvar e diferenciar sempre o futebol amador do futebol profissional, saliento.

Mas há uma coisa que nunca ninguém me sabe responder, mas claro que sabemos todos o porquê? porque é que uma equipa sediada na sede do concelho tem mais privilégios. Exemplo o Oeiras em relação ao Linda-a-Velha, Porto Salvo e Algés ou o Silves relativamente ao Messinense e só o facto de usufruirem de um estádio municipal não comprarem um prego ou uma lâmpada é uma enorme ajuda.

Pergunta: Existe transparência na Honra?

Falo primeiro no Linda-a-Velha. Não tenho/temos amigos na AFL, nem nenhum membro da arbitragem, estamos transparentes. Não conheço ninguém nestas estruturas, niunca ninguém me apresentou essas pessoas, estou agora a conhecer pessoalmente o Sr. Adriano Filipe, de que já ouvira e lera coisas muito boas e é um prazer o ter conhecido agora, tal como ao mister Proença e o árbitro Cândido Marques.

Aos árbitros damos água no inicio das partida.

Sabemos quem dê fruta, bolos, gatorades, etc... mas acredito que ninguém se venda por estas coisas, acredito plenamente na arbitragem.

Ao nível da fiscalidade, o Linda-a-Velha vem no grupo da frente, vem no pelotão da frente, já tínhamos uma escrita organizada, mas com a ajuda do Sr. Manuel, que já foi dirigente do Benfica, Estoril, tem-nos ajudado a fazer uma escrita actual e dentro do exigível, dentro da legalidade, é assim que queremos estar.

Na honra e daquilo que sei e claro que não estarei dentro de todos os clubes, mas posso garantir que 90 % dos clubes são sérios, os outros 10% são situações que desconheço, obviamente.

Mas mesmo assim, e dentro deste tema da transparência acho que os clubes se devem ajudar, criar parcerias e dou um exemplo. Se o Linda-a-Velha tiver um bom jurista, pode ajudar o Algés ou Porto Salvo, que por sua vez pode ter na direcção um bom economista, ou um bom médico. Deve haver estas parcerias, mas depois não é voltarmos todos as costas uns aos outros, isto no geral obviamente, nem é a regra, apenas excepções.

Infelizmente na Honra há equipas com bolas super pesadas, cabines a cheirar a criolina em demasia, balneários não limpos, quando chegamos por exemplo no Linda-a-Velha, o produto químico que é colocada na cabine dos adversários é o mesmo que nos nossos balneários.

E mais, custa-me certos adeptos que mesmo a ganharem, nos ofendem, nos mandam ir ter com Isaltino, ou ir para o Hotel Solplay entre outras coisas ainda mais graves.

Mas há fair-play na maior parte das equipas e por exemplo ainda no domingo o Malveira perdeu e daqui um abraço ao Sr. presidente do Malveira, Sr. Henrique Ribeiro, que perdendo teve a mesma postura. Mas ele sabe que o inverso também sucederia. Também uma saudação para o Carlos Manuel, Vice do Lourel e para o Manuel Jose do Musgueira, entre outros.

Durante o programa, o coordenador do mesmo afirmou que eu era um adepto ferrenho, apaixonado do Linda-a-Velha.

Respondi:

Claro que sim, embora no outro programa, fosse mais com o coração e hoje mais com a razão, embora tenha obviamentre de focar o meu clube, até porque é a realidade que conheço melhor, embora conheça o que se passa nos outros clubes, pois há amizade e troca de informações a bem do futebol amador.

ARBITRAGEM

Pergunta: O que pensa da arbitragem?

A minha resposta:

Quero desde já afirmar que não tenho nenhum árbitr como amigo, nem como colega profissional.

Gosto muita da internet e lá está quase tudo e com muitas horas consegui fazer três bases de dados:

1- Base de dados com fotos de todo o quadro nacional, neste momento tenho cerca de 800 fotos, dos árbitros do futebol nacional. Claro que há árbitros com 3 e 4 fotos.

2- Base de dados com fotos identificadas de 80% dos árbitros da AFL. É 80% mas estamos a falar do grupo A, B, C, D. Estagiários e árbitos jovens, muita gente do quadro A e B, estão todos, do C e D também. Obviamente que estagiários e árbitros jovens são os que faltam mais, e vamos mais longe, conseguindo saber a que núcleos pertencem (tudo isto esta na net, em sites e blogues de arbitragem, etc...), quais as suas actividades profissionais, etc...

Esta base de dados vai hoje em formato de papel, para o departamento do futebol jovem do Linda-a-Velha, para todos poderem consultar.

3- Base de dados de todos os jogos das ultimas três épocas, ao nível do árbitro, os jogos que arbitraram, em que jornada, clubes envolvidos, resultados e cartões mostrados. (Sem o JN era impossível).

Claro que também tenho dos clubes, e dos jogadores todos nas três uútimas épocas.

Pergunta do coordenador de programa: Mas então conhece bem os árbitros antecipadamente?

Quero aqui realçara AFL, que ao colocar no seu site as nomeações dos árbitros à sexta-feira, permite a todos os clubes saberem quem vão ter a dirigir seus jogos no domingo. É muito positivo e transparente, registo.

Nós no Linda-a-Velha e eu como director desportivo, temos 4 vertentes. A nossa equipa, a formação, o adversário (há RT dos mesmos) e os árbitros.

Importa saber quem são, o que pensam, até para os respeitarmos ainda mais, tenho uma boa relação com praticamente todos. Neste universo só há três que não gosto, eles sabem quem são, três num universo enorme, é apenas uma gota de água.

Mas conhecê-los melhor também permite não ficar surpreendido com aspectos positivos que se deparam. Por exemplo António Franco e sua equipa apareceu na época passada com auriculares e Pedro Pereira na época passada fez a apresentação do jogo aos delegados, através de um PC e em Powerpoint, isto é inovador, mas por exemplo sabendo (está na net) que Pedro Pereira trabalha na PT é de esperar estas coisas inovadoras. Falei nestes dois, podia falar em dezenas, embora estes dois sejam também muito bons.

Há um novo paradigma na arbitragem. Vi esta época cerca de 25 jogos do Nacional da I e II de juniores e vi os jogos da Honra em que o meu clube participou e acompanho o futebol, e as arbitragens estão muito melhores. Os árbitros evoluiram, estão melhor preparados fisicamente. Sabemos que têm reciclagens e formações nos seus núcleos, portanto estão no bom caminho.

No quadro A e B da arbitragem da honra, 90% é bom,75 % é muito bom, são números muito bons.

Os árbitros estão sem medo e o facto de árbitro Cândido Marques estar neste programa é muito positivo, é importnate o contributo, como agentes desportivos, é bom sabermos o que pensam, é bom saber que estão também unidos e solidários em determinadas situações.

Muitas mais coisas ficaram por dizer

Mas já foi bom o tempo de antena proporcionado... OBRIGADO

Fui igual a mim próprio, mas melhor que eu os outros me julgarão, mas saí de Sintra das instalações da RCSintra e penso que tal como os meus companheiros de programa, tranquilo.

Disse muita coisa que tinha para dizer, faltou falar no Diogo Ribeiro, no Nuno Santos do Encanacense, no Carlos Magalhães, faltou falar no SintraSport, no Desporto na Linha e nos outros amigos, desde directores a jogadores, mas eles sabem que estiveram sempre comigo.

Claro que falei no Musgueira, tinha de falar, e que foi dos clubes onde fomos melhor recebidos. Águias que pagou na pele e no sangue tanta coisa, onde e muito bem como mister Proença afirmou, que porventura é o unico bairro de Lisboa, onde os jovens, também ainda jogam na rua. Isto acabou, esta magia de futebol de rua. Águias que mais que um clube, é uma nobre instituição.

Um clube que adoro, tinha de falar neles e no meu amigo Manuel José.

Faltou falar, em como é possível que o vencedor da Taça AFL ou das outras AF's não participem na Taça de Portugal!!! O Sr. Adriano Filipe e muito bem. afirmou que se o problema eram despesas acrescidas, ele propusera que seria como no hóquei, as eliminatórias na casa dos clubes da divisão mais baixa. Concordo.

Mas acho que fosse, qual fossem, deveriamos, nós clubes pequenos no tamanho, mas grandes na alma, termos esse sonho. Comigo o sonho terminaria quando o SL Benfica (seniores) nos visitasse numa competição oficial, seria o culminar de tanta coisa ou quando a maioria da nossa formação, se lhes perguntassem qual o clube, Benfica, Sporting ou Porto? eles responderem: Linda-a-Velha...

Falta ainda dizer (não havia tempo) que o Nuno Sinosgas, que fala muito e bem, teve pouco tempo de antena e o Rui Lopes que também falou pouco, mas ambos muitíssimo bem, terão novas oportunidades, pois são ainda novos.

Mas isto tem de ser dito:

"A roda não precisa de ser inventada, muito menos a bola. O que é preciso é jogar a mesma rente ao chão, portanto por quem sabe. Dar uma velocidade adequada e uma direcção certa e a RCSINTRA e programas, sites e blogues como estes têm contribuído e muito. OBRIGADO.

Têm levado o futebol, os clubes, dirigentes, técnicos, jogadores e outros agentes desportivos amadores, mais alto e mais longe.

Mas infelizmente as coisas do futebol nem sempre são elaborados, abordados por gente do meio. Muitas vezes surgem como pára-quedistas, vindos de todo o lado. é vê-los, médicos, cineastas, autarcas, músicos, artistas colarem-se a esta indústria que ainda lhes paga para comentar (como se alguém de outras actividades pudessem opiniar naquilo que eles até são bons).

E o problema é ainda serem (bem) remunerados para dizer umas coisitas uns bitaites.

Infelizmente há pessoas que não gostam do futebol, até acham redutor, consideram o futebol o mal de todos os males, enfim.

Infelizmente há pessoas desssas, que não gostam de futebol, gostam apenas e só dos seus clubes, e por vezes apenas de si próprios e para isso até mendigam bilhetes do futebol internacional ou quando os grandes jogam entre eles.

Quando se calhar nunca viram um jogo na distrital, onde o futebol ainda vai estando no seu estado mais puro.

Ontem eu e os meus companheiros de programa estavamos por amor à causa

pelo FUTEBOL AMADOR

Sem comentários:

Enviar um comentário