domingo, abril 19, 2009
SER SOLIDÁRIO
Vivemos numa sociedade de consumo, onde parece ser melhor aquele que mais tem, que mais mostra, que mais gasta...
Será importante ter sucesso na vida, não ter problemas de dinheiro, passar boas férias.., se viramos a cara quando passamos por um mendigo que nos estende a mão? Se ficamos indiferentes ao ver nos noticiários velhos a «viver» em barracas em condições desumanas? Se mudamos de canal quando estamos a jantar e passam imagens de crianças desnudas e desnutridas nos países de 3º mundo?
É verdade que pouco podemos fazer para inverter a situação em que o mundo se encontra, mas podemos ser solidários com o pequeno mundo que nos rodeia, um mundo menor que se cinge ao nosso campo de acção no dia a dia... E que mundo tão vasto esse...
Desde muito pequenas que as crianças, nas suas brincadeiras, são ensinadas a dar e não a tirar, quando brincam com os seus e os brinquedos dos outros. Muito mais importante do que ter é SER. Os amigos verdadeiros amam-nos pelo que somos, não pelo que temos. Não amamos nós, aquele amigo que nada tem, mas TUDO É?
Para quê deitar fora aquela roupa que já não usamos, e que está praticamente nova, quando há pessoas na nossa Paróquia a passar frio? Porquê fazer um jantar com três pratos principais quando, no mesmo dia, negámos um prato de sopa a alguém que tinha fome? Porquê colocar o lixo todo no mesmo saco, por preguiça, aniquilando o processo de reciclagem, que contribui para um mundo melhor? Porquê recusar levar alguém a casa porque gastamos gasolina?
No é necessário canalizar o nosso ordenado ou a nossa mesada para os pobres. O «serviço» que podemos prestar à sociedade é vasto e o verdadeiro sacrifício nem sempre é «dar dinheiro», embora o seja, por vezes.
É solidário aquele que trabalha como voluntário numa associação de solidariedade social uma ou duas vezes por semana, sem receber nada; é solidário aquele que procura alegrar uma tarde de um Lar de Idosos ou de um Jardim-de-infância; é solidário aquele que encaminha um jovem desconhecido para um Centro de Recuperação para Toxicodependentes; é solidário aquele que socorre um mendigo embriagado caído no chão e chama a ambulância; é solidário aquele que ouve os desabafos arrependidos de alguém que errou muito na vida, sem o julgar; é solidário aquele que perdoa; é solidário aquele que pensa sempre no próximo, antes de si mesmo.
DIZER É FÁCIL, PRATICAR É QUE É DIFICIL.......
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário