quarta-feira, maio 04, 2011

Final da Taça, por Isabel Osório



"A Festa da Taça de Portugal está de volta"



No dia 14 de Maio, 1.º Dezembro e Futebol Benfica medem forças num estádio mítico e cheio de história, o Estádio Nacional!



Este irá ser um jogo cheio de emoção para ambas as equipas, contudo, para o Futebol Benfica essa emoção será diferente por ser algo novo vivido pelas jogadoras, equipa técnica e toda a estrutura do Clube. É a 1ª vez que este Clube chega a uma final da Taça de Portugal e certamente, pelo jogo que é, contra quem é, no local onde se irá jogar, pelo campeonato irregular que têm feito, vai ser um jogo de ‘vida ou de morte’.

Para o 1.º Dezembro a história é outra! Levantaram a Taça de Portugal por 5 vezes, sendo que a última foi na época passada precisamente neste Estádio. São uma equipa com bastantes títulos nacionais (11, igualando o Boavista Futebol Clube), sendo que 10 títulos foram conseguidos consecutivamente. Têm uma equipa com jogadoras experientes neste tipo de andanças e internacionais.

Mas falemos de dados concretos! Para a Taça de Portugal o Futebol Benfica ganhou ao Clube de Albergaria (2-0), foi a Freamunde vencer por 3 bolas a zero e recebeu em sua casa o Cadima vencendo por 1-0. Já o1.º Dezembro recebeu e venceu o Vilaverdense por 8-1, foi a casa doLeixões Sport Clube vencer por 4-2 e por último, venceu o Escola por 2-0.



Analisando o trajecto vencedor do Futebol Benfica na Taça de Portugal podemos chegar à conclusão que estão preparadíssimas para levar de vencida esta prova. No entanto, analisando a época desportiva em que nos encontramos, esta equipa tem tido um campeonato irregular, estando neste momento em 4º lugar na Fase de Manutenção da 1ª Divisão Nacional, ou seja, em 8.º lugar da tabela geral, apenas à frente do (já despromovido) Murtoense (zerozero.pt). Para quem foi campeão indiscutível na época passada (2ª Divisão), pela forma cativante como jogavam, pela qualidade que ao longo da época demonstraram, este ano não está a correr como se esperava. Na minha opinião pessoal, esta Equipa foi nos últimos anos (Odivelas incluído) a melhor equipa a praticar futebol em Portugal.



Falemos das Campeãs Nacionais! O 1º Dezembro entra em vantagem para este jogo. São as Campeãs Nacionais da presente época e são as detentoras da Taça de Portugal. Vi alguns jogos desta equipa e comparando com épocas anteriores também poderiam (ou deveriam?) estar melhor, não em termos de classificação. Afinal ganharam (novamente!) o Campeonato Nacional da 1ª Divisão! Mas falo em termos da qualidade do seu jogo. É público que esta equipa já teve melhores dias, principalmente no que se refere ao nível financeiro. Tiveram de lutar ao longo da época com esta dificuldade acrescida.


Esta é uma equipa que para o Campeonato Nacional não perde desde o dia 14 de Maio de 2006, contudo para a Taça de Portugal perdeu com oOdivelas por 2-1 no dia 7 de Dezembro de 2008. Algumas das jogadoras doextinto Odivelas encontram-se no Futebol Benfica por isso a emoção e o sentimento sentidos pela vitória história desse dia não lhes é desconhecida. Assim, no dia 14 de Maio de 2011 poderão voltar a fazer história novamente…



Espero que nesse dia 1.º Dezembro e Futebol Benfica joguem como nunca, com qualidade, com emoção e acima de tudo que demonstrem em campo a força das Mulheres! Este tipo de jogos, pelo sentimento que transmitem, são jogos onde todas nós (jogadoras de futebol, treinadoras, dirigentes) participamos indirectamente. Ambas as equipas podem e têm o direito de querer ganhar, mas TODAS ganhamos com esta festa!


No dia 14 de Maio lá estarei a fazer a festa! E comigo estarão de certeza centenas de mulheres!»



Isabel Osório






NOTA: ATENÇÃO À HORA DO JOGO. A FPF ANUNCIOU HOJE EM COMUNICADO OFICIAL -16 HORAS.









Sem comentários:

Enviar um comentário