quinta-feira, outubro 15, 2009

FUTEBOL FORMAÇÂO


A nova Direcção do Clube Futebol Benfica está a apostar forte na Formação não só de atletas, mas também de homens. É uma atitude pedagógica que é de louvar, conhecendo-se a posição habitual nos clubes desportivos, preocupados sobretudo com a vitória no campo desportivo e desprezando os aspectos éticos, sociais e culturais, muito mais importantes do ponto de vista da sociedade em que pretendemos viver. Por isso é com agrado que registamos o factos de o Departamento de Formação ter sofrido várias alterações orgânicas e não só, para que se consigam atingir os objectivos propostos por esta Direcção.“Esta Direcção tem muito interesse na formação. Existe uma grande aposta nesta área, num escalonamento mais próximo da Direcção com a área da formação. Uma das alterações foi precisamente o do seu nome, que até hoje era Camadas Jovens. Esta Direcção optou por chamar-lhe Departamento de Formação. Decidiu-se ainda criar, neste Departamento, o Orientador Técnico, que é o treinador dos Juniores, TITO Ele é que vai orientar toda a parte técnica da Formação, para que haja uniformidade em todos os escalões. Entendemos que sem haver este tipo de orientação, o atleta sai prejudicado quando se fizer a aproximação ao futebol sénior”.Para além da alteração orgânica, vão também apostar em meios humanos. Foram convidadas pessoas com cursos na área do desporto para estarem à frente das diversas equipas da Formação, isto no que respeita aos Juniores, Juvenis e Iniciados. Relativamente aos Infantis e às Escolas, entendeu-se que o trabalho que vinha sendo desenvolvido pelas pessoas que lá estavam, deveria ser continuado e, por isso, não houve alterações dos respectivos técnicos”.“Estão inscritos 24 juniores, 38 juvenis e 40 nos Iniciados. Os Infantis vão ter duas equipas como no ano passado, com cerca de 35 miúdos, acontecendo o mesmo com as Escolas. Na sua totalidade, o número de atletas ultrapassa em muito os cem”. “O Futebol Benfica tem a funcionar, desde o passado dia 1 de Setembro, a Escola de Futebol, cujo objectivo é fazer essa captação, o mais cedo possível. . Depois fazer um “layout” diferente e convidar os miúdos a virem aprender a jogar futebol no Clube. Esse convite passa pelas escolas, Junta de Freguesia e em todos os sítios onde possa estar um pai que queira que o filho aprenda a jogar futebol”.
Existe alguma falta de espaço, porque cada vez temos mais miúdos a praticar futebol. O Campo Sintético não comporta todos os miúdos e todos os escalões a treinarem durante a semana. Foi entendido que a experiência realizada na época passada, se deveria manter nesta época, por isso alguns escalões aproveitam o ringue sintético. Isso dá mais liberdade aos miúdos para treinarem, têm mais tempo o campo disponível. Esta Direcção gostaria de ter mais um campo de treinos, mas com um projecto em andamento, não pode fazer alteração de espaços livres.A Câmara Municipal tem, como é sabido de todos, o projecto de construção da zona desportiva. De certeza que nos ajudará nesse sentido, na evolução da modalidade do futebol no Clube Futebol Benfica. Relativamente aos Juniores, o objectivo é a subida aos Nacionais.“O Departamento de Formação estabeleceu determinados objectivos para cada equipa. O objectivo principal é formar pessoas, jogadores e depois aplicar isso na competição. Neste momento, o que queremos é que todos os escalões venham a competir na segunda fase na série dos primeiros. É por aí que vai começar esse objectivo que será, numa segunda fase de trabalho, porque primeiro queremos trabalhar bem, organizar as coisas para que esse trabalho seja possível de efectuar pelos técnicos. Nessa segunda fase, serão criados os segundos objectivos da época”.A aposta na equipa júnior é formar atletas que posteriormente possam integrar a equipa sénior. A aposta principal para os juniores é lutar pelos primeiros, como já foi dito atrás, para que haja uma maior competitividade e pensarmos em mais altos voos. Em segundo lugar, há a tentativa de fazer introduzir na próxima época um ou dois jogadores no plantel sénior. Em terceiro lugar, queremos criar hábitos de trabalho e de vitória. Temos de trabalhar muito para conseguir atingir esses objectivos”.“ As questões financeiras estão sempre no ar. De realçar o apoio que a Direcção tem dado, pois sem ele o Futebol Benfica se calhar, não poderia ter a competir as equipas que tem.. Existe uma casa que pode ser transformada num refúgio do jogador, por exemplo enquanto aguardam pelos pais ou pelo transporte que os leve a casa. Posso dizer que a Direcção está a investir nos transportes, comprando mais uma ou duas carrinhas. É intenção aumentar o parque automóvel. Penso que esta será a maior dificuldade, a que mais preocupa, até porque o Futebol Benfica tem hoje muito mais atletas do que na época passada.
Esta uma resenha que tenho recolhido através de elementos do departamento e respectivos técnicos




1 comentário:

  1. Mesmo sem estar diariamente no Clube o Sr. Climério entende claramente não só as necessidades como também a dinâmica que existe do futebol jovem do nosso clube. Sinal de competência, interesse e amor pelo seu clube do coração. Mais uma vez apresenta um artigo com pés e cabeça, sem criticar negativamente, tal e qual como defende, uma critica construtiva e no sentido de melhorar o que já existe no clube.
    Aproveito para expressar novamente que o Sr. Climério faz muita falta ao Futebol Benfica. É um elemento muito válido.

    Abraço deste seu amigo e admirador,

    Tito Rosado

    ResponderEliminar