quarta-feira, dezembro 09, 2009

TRANSCRITO DO BLOG DE JOAO MATOS REIS - UM HINO AO F´OFÓ


Um dia tinha de ser...um dia tinha que falar..neste meu blogue..num clube em que joguei...e onde fui muito bem tratado..assim como o sou quando lá vou...é semore um espaço..onde me sinto bem..mesmo como adversário..
O Fófó...é assim...o FCPorto (no bom sentido)...desta região....há quem goste..quem não goste..como em tudo na vida...mas é Clube que muito prezo...há pessoas minhas amigas...que me dizem..o Fófó..isto..aquilo..aqueloutro...sim é verdade..nem tudo gosto...mas jamais puderemos misturar coisas...
Ainda ontem..só ontem ouvi parte da entrevista deste clube na RCSintra..e claro que gostei de ouvir..o Presidente...Domingos Estanislau..que sempre me tratou bem..registe-se..e tb se registe que tenho uma enorme estima...e concordo..com muita coisa que afirma e defende...é um Homem da bola..do futebol amador..quiça o Presidente do Futebol Amador...que conheço e mais aprecio..são muitos e muitos anos...
O  carismático  Fófó representa tanta e tanta coisa...13 modalidades..muitas equipas...muita gente envolvida...muito jovem de Benfica e arredores a praticarem desporto..reune 300 pessoas num jantar do futebol feminino....
Infelizmente há 3 epocas..tive no final do jogo uam conversa acessa com um jogador local..tb carismático..onde lhe afirmei: que ainda ele era jovenzito..já eu vestia aquela camisola..suava..e honrava..em campos tão dificeis com era jogar na Charneca, Musgueira,Frielas,Camarate,Odivelas e os rivais na altura os Unidos do Bairro Padre Cruz...campos onde com lama até ao pescoço...tinhamos ambientes hostis...isto mesmo nas camadas jovens...
Pois é o Fófó..é o meu destaque de hoje..Fófó..do Presdente Lau..do Climerio..do Sr Caleia..há muito falecido..que me dava sempre 50 escudos (hoje cerca de 50 euros talvez)...gostava muito de mim...
Eu e o Mario Rui (não vejo há seculos..hoje já me dizeram que é Sapador Bombeiro) eramos os centrais sofremos cerca de 8 golos no campeonato.. equipa que tinham ainda o Vitor Hugo..Vieira..etc...uma das grandes equipas de juniores do Fófó...de todos os tempos..não tivemos uma derrota..isto em 76/77 ou 77/78..
Um clube onde fui sempre bem tratado...e depois é assim...já tive "guerras desportivas " com o Climerio (sobre jogo de há 2 epocas..o off-side do Careca..que dá 1º golo etc)..uns bitaites com o presidente..MAS SEMPRE EM DEFESA DO QUE PREZO..e da VERDADE DESPORTIVA...mas é assim...como me sinto também Fófó..é realmente o meu 2º clube..amador...até me sinto no direito de fazer certas e determinadas criticas..por exemplo o seu campo...secundario..acho que (e todos ..e muito mais os futebolbenfiquistas) está a mais..mas é o que têm...mas ali o futebol..pode ter resultados de 8-6...7-5..resultados que nada têm a ver com futebol de 11..mas é o que existe..e concerteza tb prejudicial...ás equipas da casa...
A pressão exercida...no Fófó..é igual a tanta outras...a "pressão" parece maior..porque no dia dos jogos..tal como por exemplo..o Casa Pia..Sacavenense e outros ..os dirigentes..andam muito pelos locais de acesso..aos balnerarios...e aos clubes..MAS SEMPRE DE FORMA EDUCADA...e têm uma massa associativa MAGNIFICA..
PELO MENOS EU..O MEU CLUBE.. FOMOS SEMPRE BEM RECEBIDOS..assim com sempre retribuimos...ainda esta epoca...no final..estive a falar com Vital e Careca...e mister Vasco..depois com o D.D Gonçalo..e com o Presidente Estanislau... cada um a defender o que viu..obviamente que NÃO CONCORDEI..COM O PENALTY..marcado aos 97 m..PORQUE NÃO FOI...mas o arbitro Pedro Mota é HONESTO..ninguém o pressionou..ele pareceu-lhe ver..TENHO A CERTEZA..QUE MARCOU EM CONSCIÊNCIA..mas efectivamente NÃO FOI..eu era a pessoa melhor colocada..estava no enfiamento a cerca de 15 metros..à chuva...mas eu estava do lado da baliza do nosso Paulo gr...sabia que não sofrendo nenhum golo..que ganhariamos..COMO ESTEVE QUASE..e como já referi..já vi muitos jogos do Fófó..ao longe de todos estes anos..e tenho a certeza que nenhuma equipa dominou o Fófó em casa..como ESTE NOSSO LINDA VELHA O FEZ...
Que também o que quero dizer com isto...e digo-o..porque é como os filhos..que podem dizer coisa menos boas em relação aos pais..mas JAMAIS GOSTAMOS..QUE OUTROS DIGAM MAL DELES..
e por vezes...há pessoas...que numa ânsia..de defender quem gostam...se esquecem que do outro lado..existe tb um clube..e pessoas que também dão tudo...em defesa do seu clube...
espero..tal como noutras situações..as pessoas..se entendam..porque os CLUBES SE ENTENDEM..
O FUTEBOL AMADOR...precisa de clubes a darem as mãos...de pessoas..a saber sorrir no fim do jogo...se forem injustiçados..claro..ninguém sorri há injustiça..mas saber respeitar...
Sou sincero...nos jogos que o Fófó fez connosco..em seniores..nos ultimos anos ..em que nunca vencemos..senti..que em lances capitais..decisivos...fomos prejudicados..queixamo-nos sempre de livres directos frontais, off-sides e penalties..que deram golos e pontos ..e nos tiraram vitórias...insurgi-me em defesa do meu clube..e da verdade desportiva (e acreditem que consigo ser VERDADEIRO)...mas jamais quis ou quero "beliscar" uma instiutição ou pessoas..
Há um ou outra situação..não o clube.. JAMAIS O CLUBE..REGISTE-SE...mas o "modus operandi" de certas pessoas e de certos jogadores..e contra isso não pactuo...DETESTO JOGADORES  VIOLENTOS..OU EQUIPAS MANHOSAS...
DETESTO PESSOAS QUE SE ARMAM EM VITIMAS DO DESPORTO E DA SOCIEDADE..PASSANDO-SE POR COITADINHOS...contra esses terão sempre um adversário feroz...intrasigente e de TOLERÂNCIA ZERO...
mas o Fófó..tem sido um clube com o qual mantemos boas relações desportivas..e como disse no meu caso..até que passa disso...
Bom jogo para domingo...que ganhe o melhor...em campo..mas concerteza o presidente Lau..nada vai ter de dizer..pois vai a casa de um clube..de um presidente de qual é amigo...

Sem comentários:

Enviar um comentário