quarta-feira, junho 03, 2009

CLUBE QUE PENSA EM FUNÇÂO DA REALIDADE ACTUAL NÃO ENTRA EM LOUCURAS - BELO EXEMPLO

Campeão da AF Santarém com decisão surpreendente
Presidente Jorge Pereira acha que no distrital dará mais alegrias aos sócios...

(N.R. Esta notícia foi publicada apesar de se tratar de um clube fora da cobertura geográfica do SintraSport. Mas que abre uma nova vaga na série E da 3ª divisão nacional)

por Miguel Mendes e Grácio Santos no jornal A Bola

No campo foram campeões e deixaram os adversários bem longe. O Riachense venceu a Divisão de Honra da AF Santarém, a 14 pontos do segundo classificado, o União de Tomar. Mas não só: ainda no passado fim-de-semana, depois da vitória sobre o Alcanenense, por 1-0, levaram para casa a Taça do Ribatejo.

Uma época de sucesso, recheada de vitórias para a equipa de Riachos que assim, por direito próprio, garantiu o regresso à III Divisão nacional. Um hábito de vitória que pretendem manter, nem que para isso tenham de renunciar à subida aos nacionais. Nem mais. Essa foi a decisão tomada pela Direcção já informada à Associação de Futebol de Santarém e à Federação Portuguesa de Futebol. As razões foram explicadas pelo presidente Jorge Pereira.

«Em primeiro lugar, a III Divisão afastará o clube dos sócios. No distrital não temos de fazer grandes deslocações e continuaremos com boas assistências. Gastaremos menos dinheiro para almoços, porque nos distritais cada jogador pode almoçar em casa. Subir dá prestigio, mas somos responsáveis e realistas nas nossas contas», afirmou o dirigente, que espera a compreensão dos sócios:

«Os sócios querem ver a equipa a ganhar, jogar bem e a marcar golos. E isso é bem mais fácil num escalão do nosso nível. O Riachense é um clube regional e assim iremos dar mais alegrias aos adeptos. Além disso, foi feita uma sondagem aos sócios e houve mais pessoas que defenderam a não subida à III Divisão.»

Rui Manhoso lamenta sucedido
Presidente da AF Santarém triste por ter menos um clube nos nacionais
Rui Manhoso, presidente da Associação de Futebol de Santarém, foi informado da renúncia do Riachense à III Divisão pelo presidente da colectividade de Riachos que lhe apresentou a questão financeira como a justificação para o clube querer continuar no campeonato distrital.

«É um argumento válido. Já mo tinha dito por telefone, fiquei a aguardar documento oficial por escrito para então, notificar a FPF. A Direcção do Riachense leu bem a realidade do futebol ao ponderar as despesas inerentes à III Divisão. Não posso, contudo, deixar de lamentar a perda de mais um clube da minha associação nos nacionais. Mais uma vez fica transparente que esta III Divisão não tem razão de existir», critica o dirigente, sublinhando a opinião que há muito veicula. «Continuando nos distritais, as despesas são muito menores, a rivalidade é maior o que significa campo cheio e alguma receita, uma vez que, se o clube acedesse a subir ao escalão nacional, não teria mais apoios nem da Associação, nem dos órgãos locais para fazer face aos custos. Logo, esta III Divisão só traz prejuízos a estes pequenos emblemas que desportivamente se superaram. Se deveria ser o segundo classificado a ficar com o lugar do Riachense? Seria justo. Mas de acordo com os estatutos valem os maiores coeficientes de todas as associações. A Federação encontrará o substituto do Riachense», remata Rui Manhoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário