sábado, março 20, 2010

CAMPEONATO DISTRITAL - HONRA - JUNIORES

FUTEBOL BENFICA - 1  ORIENTAL - 1
Jogo equilibrado nos primeiros minutos, em que ao maior domínio territorial do Oriental opôs o Futebol Benfica uma superior acutilância ofensiva, sem que contudo se adivinhasse em que sentido penderia o fiel da balança. O ponto de viragem ocorreu à passagem do minuto 20, tendo a assinalá-lo o lance em que Daniel Melo bateu o defesa contrário e rematou sem direcção. Inicialmente pensámos tratar-se de um aproveitamento pontual da lentidão no reposicionamento defensivo da turma da casa quando sujeita a lances rápidos de ataque... Mas era algo mais do que isso: o Oriental embarcou então para 25 minutos de grande nível, gizando sucessivas jogadas que poderiam ter dado um ou mais golos, mas que falhavam sempre, na maioria dos casos por má pontaria ou menor frieza na hora do remate. Foi particularmente aflitivo o caso de André Matos, que apenas com o guarda-redes pela frente tentou colocar em jeito, saindo-lhe o esférico sobre o travessão!
Não obstante, mesmo no melhor período do Oriental sentimos sempre que o Futebol Benfica poderia ter uma palavra a dizer. É que a turma da casa ia poucas vezes à frente, mas quando tal acontecia, sabia ao que vinha. Destaque para Bruno Moreira nos lances demonstrativos desta teoria: o primeiro aos 34 minutos e o segundo sobre o apito para o intervalo, este último um livre partilhado com João Borges, com o esférico a ser mal direccionado em ambos os casos.
Apesar de todo o domínio orientalista, em caso algum tinha sido o guarda-redes benfiquista sujeito a uma intervenção que pudessemos qualificar de difícil. O "capitão" Tiago Honrado tratou de corrigir isso logo aos 50 minutos, forçando Jairo Teixeira a aplicar-se numa boa defesa para canto, em resposta a um remate de livre. Mas o segundo tempo não prometia ser uma repetição do primeiro, nomeadamente na parte do domínio orientalista. O futebol da turma da casa demonstrava agora uma profundidade acrescida, podendo mesmo ter-se adiantado no marcador aos 58 minutos: remate de Diogo Rodrigues, primeira defesa incompleta do guarda-redes, e nova defesa do guarda-redes à recarga de Carlos Afonso.
Estava o jogo muito bom quando surgiu o primeiro caso do jogo, mais precisamente o livre indirecto através do qual o Oriental se adiantou no marcador. Não temos a melhor visão desse lance, mas não deixámos de reparar que mereceu vivos protestos à turma da casa, acabando na expulsão do treinador Pedro Silva. Na resposta, caiu Carlos Afonso na área orientalista, no confronto com Diogo Branco, mais protestos... Por momentos receámos que o jogo fosse descarrilar, mas não. Tudo se compôs, reinstalou-se o protocolo de "parada e resposta" até que surgiu a expulsão de Carlos Afonso! Este caso acompanhámos mais de perto, fruto da nossa posição no campo, e como tal sentimo-nos à vontade para opinar que a senhora árbitro não terá ajuizado da melhor forma, em prejuízo do Futebol Benfica.
Curiosamente, o Oriental não tirou partido da vantagem numérica... E mais curiosamente ainda, seria sim o Futebol Benfica a empatar a partida, através de um livre directo soberbamente apontado por Hugo Ildefonso. À entrada para o tempo de compensação, sofreu o Futebol Benfica novo golpe com a expulsão de João Borges... Que acumulou o segundo amarelo, em circunstâncias não muito claras. Mesmo reduzido a 9 podia ter saído o Futebol Benfica com a vitória, falhando Bruno Moreira o golo, isolado, no lance derradeiro da partida.
Quanto à equipa de arbitragem, liderada por Maria Freire... Pareceu-nos bem no primeiro tempo, mas perante a pressão dos acontecimentos, perdeu-se depois um pouco, fruto talvez de alguma inexperiência.
Campo nº 2 do Estádio Francisco Lázaro, 6 de Março de 2010, 16:30 horas.
22ª Jornada do Campeonato Distrital de Honra (AFL), 2009/2010.
Sob a arbitragem de Maria Freire, as equipas alinharam:
Futebol Benfica: Jairo Teixeira; Leonardo Cabral, Hugo Ildefonso, Rui Lima e Danilo Veiga; Pedro Moutinho (Tiago Salgado ao intervalo) (Adilio Barros aos 88'), João Borges, Nuno Cirne (Rubén Miguel aos 80') e Diogo Rodrigues "cap."; Bruno Moreira e Diogo Teixeira (Carlos Afonso ao intervalo). Treinador: Pedro Santos.Oriental: André Ribeiro; Diogo Esteves, Ricardo Sebastião, João Amorim e Diogo Branco; Tiago Honrado "cap.", Alex Jalo, André Matos (Carlos Serra aos 65') e Frederico Figueira; Diego Novo (Mizael Lubeano aos 89') e Daniel Melo. Treinador: Luis Brito.
Golos: 0-1, Diogo Branco (61'); 1-1, Hugo Ildefonso (81').
Acções disciplinares: amarelos para João Borges (2) (Futebol Benfica); Diogo Branco (Oriental). Treinador Pedro Silva expulso do banco aos 61' (Futebol Benfica). Vermelho directo para Carlos Afonso, aos 77' (Futebol Benfica). Vermelho por acumulação para João Borges, aos 90' (Futebol Benfica).

Crónica do Site Atlético Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário