quarta-feira, março 17, 2010

MAIS UMA LENDA DO CLUBE


Hoje vou referir aqui um HOMEM que tem dedicado a sua Vida ao CLUBE FUTEBOL BENFICA.
Amado por uns Odiado por Outros, mas defensor dos interesses do seu Clube de Coraçao, polémico nalguns aspectos desportivos, mas defensor da verdade desportiva.
Apresento 10 itenes que fazem dele o Melhor Presidente dos ultimos Anos, seguidor de outros Grandes Presidentes (Guilherme Valentim, Hernani de Sousa e outros).

1°) Possuir conhecimento – não dá para aceitar que o cargo máximo de um clube seja ocupado por dirigentes que não possuem conhecimento básico de administração – teórico e prático.
2°) Ter experiência – os grandes clubes de futebol do país representam milhões de adeptos e, em muitos casos, superam a população da grande maioria das cidades portuguesas. Por isso, esse é um cargo que deve ser entregue a alguém com experiência em administrar (empresas, instituições etc.).
3°) Ser um líder – o presidente de qualquer agremiação deve ser um líder, alguém que tenha a capacidade de aglutinar em torno de si as melhores cabeças, que seja respeitado, admirado pelas pessoas e que consiga fazer que elas cumpram as tarefas delegadas.
4°) Saber planejar – resultados positivos não são obtidos ao acaso. Qualquer empresa ou equipe desportiva só atinge seu objetivo se houver um planejamento estratégico.
5°) Contar com dirigentes competentes – de nada adianta ter um bom plano se os executores não reunirem capacidade suficiente para executá-lo. Por isso, um bom presidente escolhe os melhores para o seu clube (dentro e fora de campo).
6°) Ter dedicação – não é possível, dentro das exigências do moderno futebol, que um presidente freqüente o clube apenas no final da tarde. O gestor deve estar presente em todos os momentos da vida de sua agremiação e da equipe de futebol, participando ativamente das decisões, o que não significa que deva ser centralizador.
7°) Saber motivar – qualquer equipe desportiva, ou mesmo de trabalho formal, possui seus altos e baixos. Nesses momentos mais difíceis é que um presidente deve saber como agir para motivar seus comandados, de forma a reverter a situação.
8°) Possuir uma ativa rede de relacionamento – é o chamado networking. De nada adianta um dirigente ter uma centena de cartões de visita, conhecer muita gente influente se essas pessoas jamais são acionadas para colaborar de alguma forma com o clube.
9°) Ter uma visão holística - saber trabalhar de forma integrada e interdisciplinar, é um pressuposto básico para qualquer pessoa que for administrar um clube (ou mesmo uma empresa), até porque o trabalho no desporto envolve muitas pessoas e de diferentes áreas do conhecimento e cada uma delas possui suas particularidades, aspirações e conflitos de idéias.
10°) Objetivo ambicioso – um administrador competente precisa “antever a jogada”, a exemplo do que fazem os grandes craques. Não podem ter medo de ousar, nem de inovar, ainda que possa correr alguns riscos. Se no planejamento não estiver contemplado um objetivo ambicioso (mas factível, diga-se), as pessoas tendem a ficar na “zona de conforto”, como sempre diz o vitorioso técnico de Futebol Mourinho, e isto não é bom, pois sempre terá alguém ou uma equipe preparada para nos ultrapassar.
Sao este pressupostos que fazem de DOMINGOS ESTANISLAU, o Melhor Presidente dos últimos Anos do Clube Futebol Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário