PRESTIGIO E ORGULHO
LISBOA, CIDADE EDUCADORA
No passado dia 16, reuniram com elementos do Clube, duas técnicas do Pelouro da Educação da CÂMARA DE LISBOA, as Drªs. Maria de Lurdes Rabaça Gaspar e Maria Manuela Raimundo Elsa Calado, com o fito de sensibilizar o nosso Clube para um projecto de nivel Mundial.
O Movimento das Cidades Educadoras teve inicio em BARCELONA em 1990, onde mais de 60 cidades assinaram e assumiram a Carta das Cidades Educadoras, como marco da sua actuação, Lisboa e Porto foram duas dessas cidades.
A ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS – AICE, formalizou-se em 1994 em BOLONHA e a Declaração de Princípios que, assinada por cada município aderente, é o marco para a definição de políticas integradas, partilhadas, de âmbito global que visem a qualidade de vida dos cidadãos, ao longo da vida.
A Cidade Educadora envolve os governos locais e todas as entidades e serviços que operam na urbe, com o objectivo de conjuntamente desenvolverem o espírito de cidadania e os valores de uma democracia participativa e solidária.
É entendido, pela experiência vivida, que a educação não é mais um exclusivo da família e das instituições formais de ensino mas, na cidade, as suas diferentes gentes, os seus espaços e tempos, onde se produzem vários cenários formais e informais, conscientes e inconscientes de comunicação e partilha de aprendizagens, são verdadeiros agentes educadores.
………………………………………………….
Este desafio que nos é proposto revela o conceito e o prestígio que o nosso clube angariou ao longo destes anos.
Satisfaz-nos, obviamente esta abordagem por aquelas duas técnicas, muito envolvidas neste trabalho a nível desta Associação Internacional e portanto para nós é efectivamente um desafio aliciante e prestigiante assumirmos este convite que nos foi lançado.
Colocar esta noticia no nosso site, é para já, uma forma de demonstrarmos a nossa adesão a este projecto de nível mundial.
Proclamar e reclamar a importância da educação na cidade, é sem dúvida uma missão aliciante e que sentimos ter condições para emprestarmos a nossa experiência, enquanto clube, por isso prometemos empenhamento e trabalho.
Os clubes, têm o sublime dever de contribuir para uma sociedade mais informada e formada, por isso vamos estar neste projecto com toda a dinâmica que nos for possível.
Sem comentários:
Enviar um comentário