segunda-feira, julho 20, 2009

FUTEBOL FORMAÇÂO


A trajectória de formação dos jogadores de futebol

A trajectória profissional de um jogador de futebol tem início, na maior parte das vezes, ainda na infância. O futebol funciona como um catalisador de muitos jovens independentemente da sua classe social, surgindo nas suas vidas associado aos sonhos e às ilusões decorrentes dos benefícios da fama, do sucesso e do status do jogador bem sucedido no futebol profissional. Para além dos factores desportivos (que têm a ver, essencialmente com o jogo em si, as suas regras e os seus objectivos), os factores sociais têm uma importância primordial na procura infanto-juvenil deste desporto, que se prendem, com as questões de mobilidade social, de prestígio e reconhecimento público, que o futebol poderá proporcionar aos seus profissionais. O atractivo económico, a exposição mediática e as expectativas de mobilidade social moldam os sonhos de todos aqueles que procuram integrar as equipas de formação dos clubes.

O percurso formativo, que poderá levar ao profissionalismo, inicia-se, portanto, a partir do momento em que o atleta ingressa numa equipa, seja ela pertencente a um clube amador ou profissional, permitindo-lhe mostrar as suas potencialidades enquanto jogador de futebol. Nestas circunstâncias, as possibilidades de ser visto por um prospector (profissional que tem como missão encontrar novos talentos) ou de, caso já esteja integrado num clube profissional, ascender à equipa sénior vão alimentando o sonho de ser jogador de futebol profissional. À medida que vão passando de um escalão para outro, os jovens atletas vão sentindo a profissionalização cada vez mais perto e as suas expectativas vão aumentando. Todavia, o grau de exigência, tanto física, como técnica e psicológica, aumenta na razão directa do desenvolvimento do processo de profissionalização, em que os jovens atletas estão inseridos. Consequentemente, nem todos demonstram a capacidade de acompanhar os novos desafios físicos, técnicos e psicológicos que se impõem, iniciando-se, aí, um processo de selecção que, a maior parte das vezes acaba com o sonho de muitos jovens atletas. Neste período, os jovens atletas sofrem uma socialização por antecipação, sendo-lhes incutidos os valores e as exigências do futebol profissional, imprescindíveis ao agir, tanto desportiva como socialmente, em conformidade com os seus ídolos de referência, já profissionais. A cultura futebolística contemporânea passa a fazer parte do seu quotidiano cada vez mais cedo e a crescente importância social do fenómeno desportivo, ao lado de um acentuado aumento na oferta de competições num quadro desportivo cada vez mais especializado, passou a definir novas exigências no domínio da preparação e determinou a necessidade de participações e de especializações cada vez mais precoces, conduzindo a esta necessidade de aproximar a ideologia profissional das camadas mais jovens.

Consequentemente surge durante este processo a necessidade de balizar esta aproximação da ideologia profissional dos mais jovens, de modo a prevenir futuros (próximos) de desilusão e/ou afastamento de outros caminhos profissionais.

Texto: Dra. Ana Génio (Socióloga).

Sem comentários:

Enviar um comentário