quinta-feira, abril 07, 2011

RECORDAR


ACONTECIMENTOS QUE MARCAM A NOSSA HISTÓRIA
Em 1911 já o meu clube se abalançava a grandes realizações desportivas tal como o Diário de Noticias de 25 de Agosto de 1911 publicava estas noticias.
Diário de Noticias de 25 de Agosto de 1911– Coluna Vida Desportiva
Torneios do Foot-ball Bemfica


Em reunião de ontem a direcção dos torneios do Foot-ball Bemfica homologou os desafios realizados no passado domingo, em que marcaram dois pontos respectivamente o Foot-ball Bemfica, o Beato Sport Club e o Club Foot-ball Operário 5ºs “teams”.


Para o próximo domingo foram marcados os seguintes desafios:


Em Bemfica, às 9,30: Foot-ball Bemfica contra União F. Lisboa; às 10,15, Beato Sport Club e Sport Foot-ball Palmense, 5ºs. “teams”às 3 horas Foot-ball Bemfica e União F. Lisboa, 3ºs. “teams”


No Lumiar – As 10 horas, Club Foot-ball Operário e Sport Grupo Sacavenense.


Na Junqueira – Sport Club Bohemia contra Portugal S Grupo, às 9 horas. Arbitrados respectivamente por Miguel Costa, Alfredo Franco, J Persónio, Alberto Teixeira e Amilcar Pinto
Cyclismo


Por parte dos grupos concorrentes ao Ciclo de Bronze, oferecido pela direcção do Foot-ball Bemfica, continua a mesma sympathica rivalidade, trabalhando todos por enviar os melhores principiantes.


A inscrição é individual e gratuita, podendo por cada grupo concorrer indeterminado numero de concrrentes , sendo contados para a disputa do Ciclo de Bronze a classificação dos quatro primeiros classificados
Ju-Jutsu


Entre os amadores do “ju-jutsu” reina um grande e justificado entusiamo pelo próximo campeonato amador de luta japonesa promovido pelo Foot-ball Bemfica e o primeiro que entre nós se realiza e para a qual a commissão organizadora offerece magnificos medalhas aos primeiros classificados, além d’um artistico collar e medalha de campeão.


Ao Club cujos quatro concorrentes melhor classificação obtiverem , também será offerecido uma artistica recordação do campeonato.


As sessões realizar-se-hão no amplo salão do Club promotor e serão convenientemente espaçadas, realizando-se todas aos domingos.


A inscrição, que é individual custando 300 réis, continua aberta nas sedes do Portugal Sport Club, União Foot-ball Lisboa e Beato Sport Club e Foot-ball Bemfica
VIVÊNCIAS
Em LOULÉ, local de almoço das nossas equipas quando se deslocam ao Algarve e para aquelas bandas, o almoço habitualmente era no Restaurante Cavaco que fica mais ou menos no Centro da Cidade. Fomos jogar a Olhão com o Olhanense para o Campeonato Nacional de Juvenis. Eu, nesse dia (sábado) tinha feito a viagem para Porto Santo com a equipa de Seniores e a chegada a Porto Santo coincidia com o termo do jogo em Olhão. Assim que desembarquei do avião telefonei ao treinador, o Francisco Lourenço, perguntando-lhe o resultado do jogo. E o Chico, como normalmente lhe chamamos, eufórico, nem me dizia o resultado, estava tão emocionado com o que assistira antes do jogo, ou melhor após o almoço, mandou a rapaziada dar uma volta por Loulé e numa das principais ruas de Loulé dá como uma papelaria decorada, na montra, com galhardetes, livros da história do Clube e emblemas e ao mesmo tempo que todos ficaram admirados com aquela cena eis que se aproximou do grupo o dono da papelaria apresentando-se como um admirador do Futebol Benfica, o que naturalmente fez confusão a toda a gente, pois é evidente que todos pensaram que alguma coisa ligava aquele sujeito ao clube. Nada disso.
Claro que com tanta alegria do Chico, a contar-me este episódio, levei muito tempo até saber o resultado, pois esse tinha passado para segundo plano. Ganhámos, se não estou em erro por 2-0, mas o importante naquele dia foi de facto este encontro com aquele sujeito que mal se apercebeu que os atletas que passeavam naquela rua eram do Futebol Benfica tudo o resto ficou para trás. Talvez tivesse sido um bom incentivo para o jogo que se iria realizar mais para a tarde. Resta dizer que os nossos miúdos iam devidamente equipados com o fato de treino e daí a identificação ter sido fácil
Bem, esta situação obrigou-me, de certa maneira, a ir ao Algarve, na época seguinte, com a nossa equipa de Juniores, agora a Faro, para jogar com o Farense para o Campeonato Nacional de Juniores e fomos como digo habitualmente almoçar ao Restaurante Cavaco e é claro fui cumprimentar o sujeito e saber do interesse dele sobre o Futebol Benfica.
Amavelmente o senhor explicou-me que tinha uma grande admiração pelo FOFO, pelo que lia nos jornais a respeito do hóquei em patins e do hóquei em campo e era no fundo destes clubes que ele gostava porque percebia que a actividade de clubes como o Futebol Benfica era o mais importante de tudo no desporto e os outros os chamados grandes já tinham publicidade a mais por isso acompanhou sempre de perto a actividade do Futebol Benfica, também ele sem saber bem porquê, mas tinha de facto um carinho muito especial por este clube sem que alguma vez tenha tido alguma ligação ao clube, até porque nunca viveu em Lisboa. Era portanto um fã especial que ali tinha encontrado. Fiquei contente obviamente tratava-se de mais uma demonstração de carinho.


Sem comentários:

Enviar um comentário