segunda-feira, abril 25, 2011

ARTIGO DE OPINIÃO - A IMPORTANCIA DOS PAIS


O artigo a seguir publicado foi enviado pelo Mister André, actualmente membro da equipa técnica dos Benjamins A.


Recordo que foi jogador do Clube Futebol Benfica desde os Escolinhas até aos Juniores e que actualmente ainda pratica futebol, numa equipa sénior de outro Clube e que frequenta o Curso Superior de Educação Fisica na vertente de futebol, na Lusófona.






À medida que os anos futebolistico passam, consigo perceber que muitos dos problemas dos nossos jovens atletas, não vêm só da escola, dos namoros falhados ou mesmo de um jogo/ treino menos conseguido. Tenho vindo a perceber que afinal à certas influências por parte dos pais que nem sempre são as mais correctas.






Para isso e por isso deixo aqui uma pequena reflexão a todos os pais do nosso clube.


" A maior parte dos pais ou se alheiam e ignoram totalmente a prática desportiva dos seus filhos ou, pelo contrário demonstram por ela um interesse exagerado e obsessivo".


Este segundo exemplo que me refiro é o clássico e mais do que conhecido "TREINADOR DE BANCADA"


A verdade é que este género de comportamentos, muitas vezes influenciam decididamente o comportamento da criança, não só perante o treinador, como também perante os próprios colegas e muitas vezes na vida "extra-futebol".


Contudo é de louvar os casos em que os pais não só são o braço direito dos filhos como os apoiam de uma forma assertiva e correcta, mantendo um perfeito discernimento em todas as situações, criticando quando têm de o fazer e elogiando no momento certo.


Felizmente no nosso clube existe uma maior predominância deste tipo "BOM" de pais.


É com muita pena nossa Equipa Técnica e Clube Futebol Benfica que soubemos do abandono de atletas devido fundamentalmente a reacções de pais, que quanto a nós, não é a mais correcta!


O Futebol Benfica é exímio na formação de atletas e o principal objectivo deste é o divertimento pessoal dos Jovens e não o desgosto de terem de abandonar a sua modalidade favorita e os seus amigos.


Por isso peço que deixem as crianças se divertir porque eles gostam e não, porque nós queremos.


Espero ter conseguido expor a nossa ideia e obrigado pela atenção de quem leu esta "crónica"






Mister André






Para terminar gostava de deixar duas considerações sobre este assunto.






Primeiro que concordo com o texto do jovem treinador - Mister André - que com a pouca experiencia que tem, não só pela idade mas também porque começou nestas lides à muito pouco tempo, demonstra já, grande visão, ao se aperceber da grande problemática que são as relações inter-pessoais do triangulo do futebol: Pais - Atletas -Treinador.


Por ultimo deixar uma palavra aos dois atletas que deixam a equipa, por razões diferentes, mas ambos, por opção dos Pais.


O nosso muito obrigado, ao Rodrigo e ao Tiago Reis, pela sua disponibilidade permanente em representar o Clube e em especial à sua dedicação à equipa de Benjamins A.






ESTUDEM, PRATIQUEM DESPORTO (Futebol ou outro) e SEJAM FELIZES.


Um abraço amigo,


Bernardo Figueiredo

Sem comentários:

Enviar um comentário