segunda-feira, janeiro 11, 2010

taça de portugal

Crónica: Feirense 1-2 CFB (1/8 final Taça Portugal)

Publicada por Futebol Benfica Feminino |
O jogo foi disputado no complexo desportivo do Feirense (foto Joaquim Fonseca)


Vitória de nervos

O Fofó foi a Santa Maria da Feira derrotar o Feirense por 2-1 e carimbar a passagem para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Sob um frio intenso (na viagem em direcção a Sta. Maria da Feira até houve neve a cair), ambas as equipas souberam 'aquecer' os poucos espectadores presentes no campo n.º 3 do complexo desportivo do Feirense com uma animada partida de futebol, que só não foi melhor porque um senhor vestido de preto decidiu colocar-se como uns dos intervenientes principais, claramente pela negativa.

O apito inicial só se ouviu cerca de 25 minutos depois das 14 horas, visto que a equipa de arbitragem nomeada para a partida, liderada por Célia Santos, da AF Vila Real, não pôde estar presente. Devido ao mau tempo, muitas estradas do norte do país foram cortadas, pelo que Célia Santos acabou por ser substituída (infelizmente, acrescente-se) por Luís Guimarães, da AF Aveiro. Chegada a 'nova' equipa de arbitragem e quando parecia estar tudo pronto para se iniciar o jogo, houve mais uma espera. Os agentes policiais também estavam atrasados e obrigaram a que as jogadoras tivessem de fazer um aquecimento improvisado para não arrefecerem.

Quando a bola começou finalmente a rolar, foi o Fofó a criar mais perigo. Logo nos minutos iniciais, Susana Dias apareceu no centro da área a fazer a bola rasar a trave da equipa da casa, após uma assistência de Flávia Santos. Pouco depois, a avançada do Fofó voltou a criar perigo, mas a bola passou novamente ao lado. O Fofó começava a controlar a posse de bola, como é seu hábito, quando foi surpreendido por um golpe rápido do Feirense pelo lado esquerdo do ataque que só parou no fundo das redes, cortesia da jogadora n.º 9. Ainda não estavam decorridos 15 minutos de jogo e o Feirense adiantava-se no marcador.

O Fofó sentiu o golo da equipa da casa como injusto e rapidamente se auto-motivou para atingir o empate. Assim, aos 21 minutos, bem descaída sobre a faixa esquerda do ataque, Susana Dias conseguiu o golão da tarde, ao fazer a bola sobrevoar a área e a guarda-redes adversária e entrar junto ao ângulo direito da baliza. Estava feito o 1-1 e não demorou muito até Susana Dias estar novamente perto de facturar. Depois de um cruzamento de Rita Monteiro pela esquerda, Susana surge no meio da área a tocar de calcanhar para a baliza, mas, infelizmente, o toque magistral acabou por ressaltar numa defesa e sair para canto bem junto ao poste.

Apesar do forcing do Fofó, o Feirense não se deixou adormecer e, pouco depois da meia-hora de jogo, também esteve perto de marcar, mas a guardiã Carla Horta segurou o remate perigoso da avançada das da casa. O intervalo surgiu pouco depois e o empate a 1-1 que se registava era adequado à partida, tendo em conta que, tal como o treinador do Fofó bem disse ao intervalo, o Fofó estava a dominar o jogo, mas não estava a controlá-lo. A diferença é subtil, mas essencial.

À entrada para a 2.ª parte, foram as da casa a surgir de forma mais forte. Logo aos 50 minutos, a jogadora n.º 8 isolou-se no meio-campo do Fofó e, ao chegar à área, rematou para uma defesa fantástica de Elsa Santos, que havia entrado ao intervalo por troca com Carla Horta. Pouco depois, foi a vez da jogadora n.º 7 criar perigo através da cobrança de um livre directo junto à área, descaído para o lado esquerdo. A bola foi embater na trave da baliza do Fofó e foi desviada das redes pela guardiã Elsa Santos. E como não há duas sem três, Elsa Santos voltou a salvar o golo do Feirense quando uma atacante voltou a irromper na área totalmente isolada.

Pela lógica, seria o Feirense a atingir o segundo golo com as oportunidades flagrantes de que dispôs, mas o futebol é feito de pouca lógica e racionalidade e, por isso, foi o Fofó a mudar o estado de espírito e a partir novamente para o ataque para dar a volta ao resultado. Num ataque pelo lado direito do relvado, Susana Dias irrompeu pela área adversária e só pôde ser travada... em falta. O árbitro assinalou o penalty correspondente (e evidente) e Patrícia Gouveia enviou a bola para ao fundo das redes com muita tranquilidade.

Atingida a vantagem, o Fofó não fez muito mais para a dilatar, ainda que tenha tido algumas ocasiões de perigo através de contra-ataques rápidos, aproveitando a subida natural ao ataque da maior parte das jogadoras do Feirense. Os últimos 15 minutos da partida foram de nervos, não por quaisquer atitudes incorrectas das equipas, que disputaram o jogo de forma aguerrida, mas correcta, mas sim pelas atitudes do árbitro da partida, Luís Guimarães, que teve uma actuação péssima. Além de apitar por tudo e por nada (terá havido meia centena de faltas?), não admitia que ninguém lhe dirigisse a palavra, nem mesmo as capitãs, e limitava-se a 'gozar' com as jogadoras através de frases jocosas que não vale a pena agora estar aqui a repetir.

Após o aperto final das da casa, que fecharam o cerco para tentar chegar ao empate, mas sem sucesso, surgiu o apito final e o natural contentamento das jogadoras do Fofó, que asseguraram a presença da sua equipa em mais uma eliminatória e tiveram oportunidade de brindar o seu presidente, Domingos Estanislau, que assistiu à partida na bancada, com mais uma vitória. É muito bom sentir que o nosso presidente e o nosso clube estão sempre a apoiar-nos e acompanham-nos para todo o lado. Nota final também para a presença na bancada de Vítor Frade, docente na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e mentor da periodização táctica, paradigma do treino do futebol moderno celebrizado por José Mourinho. Um Senhor, com S maiúsculo, portanto, do futebol português.

O Fofó está então nos quartos-de-final da Taça e aguarda agora a realização do sorteio para saber que adversário lhe irá calhar, até porque nesta altura já não há adversários fáceis. Força, Fofó!

Feirense 1-2 Clube Futebol Benfica
Oitavos-de-final da Taça de Portugal
Domingo, 10 de Janeiro, 14 horas
Árbitra:
Célia Santos (AF Vila Real) [a árbitra Célia Santos não pôde estar presente e foi substituída por Luís Guimarães, da AF Aveiro]

Equipa titular:
12-Carla Horta (int.)
17-Ana Pontes
15-Daniela Caliça
8-Sofia Carvalho (C)
6-Sofia Nunes
25-Rita Monteiro
7-Flávia Santos (65 min.)
11-Elsa Ventura
24-Patrícia Gouveia
21-Susana Marques
16-Susana Dias

Suplentes:
1-Elsa Santos (int.)
5-Adriana Augusto
13-Mariana Cabral (65 min.)
18- Kaká
19-Maria Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário