terça-feira, janeiro 05, 2010

ESCLARECIMENTO DO PRESIDENTE

TERMINOU UM ANO, COMEÇA OUTRO, É MOTIVO PARA BALANÇO

Com o culminar de um ano e o começo de um outro é da praxe que se analise o que ficou para trás como forma de perspectivar o futuro.Em termos desportivos e no que ao Clube diz respeito quero destacar o trabalho que foi feito durante o ano de 2009, trabalho que nem sempre é suficientemente valorizado ou se quisermos apreciado ou conhecido, mesmo daqueles que gravitam próximo de nós.
Começámos o ano (2009) com o desbloqueamento por parte da Câmara e simultaneamente da Assembleia Municipal, do ónus que tínhamos pela frente para realização da obra a que em determinada altura lhe chamei de Projecto Global. A suspensão do Plano de Pormenor da Área do Mercado de Benfica, facto que impedia o desenvolvimento do Projecto foi uma conquista de 20 anos de luta e de trabalho. Este foi efectivamente o passo mais importante que demos em 2009.
Foi também ano de eleições. Candidatei-me mais uma vez com a perspectiva de concretizar aquilo que tem sido a minha luta e daqueles que me têm acompanhado, que é o Projecto que acima assinalo. Mas o facto importante aqui a assinalar é a forma ordeira, apanágio deste clube, como o acto decorreu e a estabilidade existente no clube.
No campo desportivo aumentámos o número de atletas com a criação das equipas B no futebol juvenil e o ressurgimento da equipa de futebol feminino.
Noutro campo, que não desprezamos de forma alguma, que é o social, houve duas grandes realizações que não me coíbo de apontar aqui. O almoço da equipa feminina que mobilizou cerca de 300 convivas. A homenagem aos vencedores de Vigo e a evocação a quatro gerações de atletas e de êxitos do Clube na modalidade de hóquei. Foram dois momentos brilhantes na história deste Clube, os quais revelaram grandeza desportiva e social.
Não posso deixar de com mágoa, lamentar o facto de não termos conseguido realizar o Jantar de Aniversário que é também uma demonstração eloquente da vida associativa e social do Futebol Benfica, obviamente que teve a ver com questões económicas a não realização deste evento mas que em 2010 será uma realidade.
Recebemos dois convites que muito nos honraramm e aos quais acedemos, por isso fazemos parte da Comissão Social de Freguesia e do Conselho Geral da Escola José Gomes Ferreira, facto que se deve ao sermos reconhecidos como importante Força Viva da Freguesia.
A nossa acção manifestou-se também noutras áreas com a assinatura de Protocolos com Entidades que funcionam na área da recuperação de jovens, como sejam: no âmbito do PIEF com a Escola Agostinho da Silva, com a Associação de Jardins Escola João de Deus, com o Instituto de Reinserção Social Navarro Paiva e com a Direcção Geral de Reinserção Equipa de Lisboa 6 e Instituto de Apoio à Criança do Bairro 6 de Maio.
Pode-se pois extrair daqui a importância da nossa acção a qual não se manifesta apenas e só no campo desportivo mas estende-se à área social e cultural.
Voltemos, entretanto, à componente desportiva para dizer que ao terminarmos o ano, quatro das equipas de futebol estão neste momento na zona da subida de divisão, ou seja, o futebol feminino é mais que certo que vai ascender à primeira divisão nacional, os Infantis têm também quase garantida a subida, sucedendo o mesmo com a equipa de Iniciados, estando também em muito boa posição a equipa B de Juvenis, se quisermos ser ambiciosos e não fica nada mal essa virtualidade ainda podemos considerar a possibilidade da promoção da equipa B de Seniores. Mas ainda posso ir mais longe dizendo que não é de desprezar e estou convicto que isso vai acontecer em função das boas indicações que tivemos nestes últimos três jogos que estão criadas condições para regressarmos à 3ª. divisão nacional.
--------------------------------------
O NOSSO LAMENTO TEM TAMBÉM LUGAR AQUI
Todavia nesta análise ao ano de 2009, não posso deixar fugir a oportunidade para me referir à campanha que tem sido feita contra o Futebol Benfica. Em final de ano assistimos em blogues, em campos onde jogamos, em informações que nos chegam, à difamação do bom nome deste clube ao acusarem-nos de estarmos a ser favorecidos pela arbitragem. Isto é uma atitude repugnante que eu veementemente aqui repudio. Como não utilizo os mesmos métodos não me refiro a jogos em concreto, mas posso dizer que em dois jogos a bola esteve duas vezes no centro do terreno sancionando o golo que fora obtido de forma correcta, mas depois por artes mágicas os mesmos vieram a ser anulados, situação semelhante aconteceu também com a marcação de um penalti, que depois da bola estar na respectiva marca para a execução da falta acabou por ser retirada e também por artes mágicas As duas primeiras situações originariam pontos a nosso favor, a terceira fica a dúvida se no final do jogo o resultado nos seria desfavorável. Mas o nosso lamento não fica por aqui. Em dois jogos sofremos dois penaltis, por pseudo faltas, e ainda por cima fora da grande área que nos retiraram pontos qualquer deles.
Todavia, ninguém nos viu na comunicação social ou nos blogues referirmos estas situações pondo em causa a dignidade dos clubes e dos seus atletas que com esforço venceram. Chama-se a isto decência e categoria.
Relativamente ao nosso campo sintético a situação é a mesma. Faz parte da estratégia. Há por ai quem esteja muito enganado, não são estes métodos que nos derrotam. É preciso ser muito ignorante desportivamente e em termos de decência para contestarem este campo. A lei diz que as medidas mínimas para a prática da modalidade de futebol são 90mX 45m, este campo tem 90x46,5. Mais: O campo tem 9 anos de existência e só agora é que apareceram os arautos da desgraça, os clubes ricos, os que estão habituados a jogar nos grandes palcos da Europa, nós infelizmente jogamos apenas campeonatos nacionais, com o Benfica, Sporting, etc., a porem em causa aquilo que com tanto sacrifício foi construído.
Um famoso clube, o ABOBODA, habituados como estão os seus famosos dirigentes, a espalhar o perfume do seu futebol pelos maiores Estádios da Europa e do Mundo, protestaram o jogo de Iniciados que disputaram com a nossa equipa
Foram estes os factos que nos desgostaram em 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário