quarta-feira, fevereiro 15, 2012

FUTEBOL NACIONAL DE LUTO


A Federação Portuguesa de Futebol está de luto pela morte, na manhã desta quarta-feira, de Vítor Peralta, antigo Director da FPF, instituição que serviu durante onze anos. A anteceder os jogos do próximo fim-de-semana das competições organizadas pela FPF será observado um minuto de silêncio.
 
Vítor Manuel Silva Peralta nasceu em Lisboa, a 10 de Agosto de 1942, tendo dedicado mais de quarenta anos ao Futebol, divididos entre o Clube Operário de Futebol, a Associação de Futebol de Lisboa e a Federação Portuguesa de Futebol.
 
Na popular agremiação lisboeta, o antigo Director Federativo esteve durante 21 anos, tendo passado pelos cargos de Vogal, Secretário da Assembleia Geral do clube e Vice-Presidente.
 
Na época 1980/81, iniciou a sua longa colaboração com a Associação de Futebol de Lisboa, desempenhando, até à temporada 1990/91, as funções de Vogal da Direcção. Durante este período foi um dos responsáveis pela extinção do Futebol de Salão naquela Associação Distrital, fundando, em seu lugar, a secção de Futebol de Cinco da AF Lisboa. Vítor Peralta esteve, mais tarde, envolvido no processo de adesão da Federação Portuguesa de Futsal na FPF, o qual ficou concluído, com a assinatura do Protoloco, no ano de 1997.
 
Em 1992 foi eleito Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem da AFL, cargo no qual se manteve até 1995 e que, na época 1992/93, acumulou com o de Secretário da Assembleia Geral do Operário.
 
Depois de ter voltado a exercer as funções de Vogal da Direcção da AFL (1995/96 a 1999/2000), Vítor Peralta foi, entre 2000 e 2003 Vice-Presidente daquela Associação.
 
A sua relação de colaboração efectiva com a FPF iniciou-se em 2002, como Director, embora já antes tenha sido Vogal suplente do Conselho de Disciplina.
 
Apesar de ter acompanhado diversas Selecções da Federação Portuguesa de Futebol, a sua acção notabilizou-se no Futsal, modalidade que o apaixonou. Ainda recentemente, teve oportunidade de chefiar a comitiva da Equipa das Quinas que assegurou o apuramento para o “Play-off” de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2012, disputado no mês de Dezembro, em Coimbra, naquele que foi o seu último acto oficial.
 
Na ocasião, o Seleccionador Nacional, Jorge Braz, bem como os capitães, Gonçalo Alves e João Benedito, manifestaram, em nome do grupo de trabalho, o agradecimento por todo o empenho demonstrado por Vítor Peralta ao longo desta última década.
 
Os atletas entregaram uma camisola autografada a Vítor Peralta, que esteve presente com a Selecção Nacional nos Europeus de 2003, 2005, 2007 e 2010, além dos Mundiais de 2004, falhando o de 2008, por motivos de doença.
 
À família enlutada, a Federação Portuguesa de Futebol endereça as suas mais sentidas condolências neste momento particularmente doloroso.

VITOR PERALTA
O velório irá decorrer hoje, a partir das 19,00 horas, na Sala 2 da Igreja do Algueirão e que amanhã às 13,00 horas será rezada Missa de Corpo Presente, seguindo-se o Funeral para o Cemitério do Algueirão.

Sem comentários:

Enviar um comentário