segunda-feira, novembro 21, 2011

AS MULHERES TAMBEM TEM PAIXAO PELA ARBITRAGEM




ARBITRAGEM FEMININA
A árbitra algarvia, Sílvia Domingos, TEM DEMONSTRADO, neste ultimos tempos condiçoes para ser futura internacional.
A nível nacional, Sílvia apita jogos do campeonato feminino, das camadas jovens e da I Divisão distrital de seniores.
Algumas palavras desta simpática arbitra:
Ninguém na família abraçou a arbitragem, tão-pouco tinha amigos na missão de apitar. Tratou-se, por assim dizer, de um gosto que virou paixão. Hoje em dia, aliás, Sílvia Domingos não consegue passar muito tempo sem um jogo para dirigir. "Desde pequena que sempre gostei de futebol. Estudava na área de Desporto quando surgiu a hipótese de tirar o curso de árbitro. Fi-lo… mas nunca pensei que fosse para seguir a carreira."
 Dediquei-me à arbitragem de corpo e alma, abdiquei de muita coisa", confessa, pelo que o passo seguinte, admite, "é chegar ao topo" - receber as insígnias de internacional.
 Diz que não tem complexos e sente que o público "vê com bons olhos" uma mulher a apitar. E os jogadores? "Têm respeito. Também não sou de dar confiança, e é raro sorrir. Às vezes, lá ouço uma boca, mas consigo manter a distância", opina Sílvia, admiradora do estilo de Jorge Sousa.
O dia começa cedo - é gestora de loja - e ao fim da tarde, quase diariamente, treina na Pista Municipal de Faro, cuidando do físico e de aspectos técnicos. Volta a casa, janta e deita-se. "Levo uma vida pacata. Os meus pais? De início não acharam muita piada, mas hoje têm orgulho na filha e dão-me todo o apoio", garante Sílvia antes da frase que define a sua paixão: "Preciso mesmo da arbitragem!"
FELICIDADE SILVIA

Sem comentários:

Enviar um comentário