sexta-feira, janeiro 28, 2011

ARTIGO DE DOMINGOS ESTANISLAU

O FUTEBOL FORMAÇÃO, ALGUMAS IDEIAS E A REALIDADE ACTUAL

FUTEBOL FORMAÇÃO EM DISCUSSÃO



Publicou há dias no jornal A BOLA, o Director da Academia do Sporting, o Dr. Pedro Mil-Homens, vários artigos sobre o Futebol Formação.

Hoje li e ouvi o actual seleccionador nacional dos Sub 21, Rui Jorge, falar tambem do futebol formação.

Com todo o respeito que ambos me merecem, pelo conhecimento que têm de futebol, pela sua forma de estar, enfim... pelas suas carreiras desportivas, por tudo isto, quem sou eu para discordar de um ponto em que os dois são unânimes, no caso concreto quando falam nos Quadros Competitivos. 

Os Quadros Competitivos já sofreram várias alteraçóes ao longo dos anos e o que é facto é que após a implementação de um modelo, no ano seguinte o mesmo está posto em causa. Isto quer dizer pouca clarividência e é a demonstração clara que o que existe foi feito ao sabor dos interesses ocasionais. 

O Futebol Formação que temos está adequado à nossa realidade. Ponto final paragrafo.

Não temos Academias, é um facto. Não temos Centros de Treino, é um facto. Não sei se muitos países no Mundo tèm estas estruturas em abundància, julgo que não, haverá provavelmente algumas excepções, é normal. Portugal apresenta muitas carèncias noutras áreas e portanto não seria nesta que seriamos paladinos. Contudo, com o que temos já demos ao Mundo do Futebol, O MELHOR TREINADOR DO MUNDO; LUIS FIGO e CRISTIANO RONALDO - MELHOR JOGADOR DO MUNDO; CAMPEÕES DO MUNDO e da EUROPA EM SELECÇÕES DE FUTEBOL JUNIOR. Enfim, há mais, mas esta pequena amostra é significativa e ao contrário de muitos que são sempre pela desvalorização eu demonstro que não é verdade essa tendència do bota-abaixo.

De qualquer modo eu percebo quando se fala em Quadros Competitivos o que se pretende fazer. E por isso digo que deixem estar as competiçóes como estão porque estão muito bem, a menos que queiram reduzir as mesmas a 3 ou 4 clubes e jogariam sempre os mesmos contra os mesmos. Não é solução.

Os Quadros Competitivos não pode servir de argumento para o desnivel que acontece na competição, pois é sabido que logo que se vislumbra uma "pérola" num clube de menor dimensão de imediato é absorvida por um poderoso, logo não pode haver a competitividade que tanto se diz ser necessária para o futebol formação. Isto é tão claro como a água cristalina.

O Rui Jorge tem razão quando se queixa da falta de valores para a selecção Sub 21, porque os principais clubes enveredaram por alimentar os seus planteis, sobretudo, na categoria de Juniores A COM JOGADORES DE ORIGEM ESTRANGEIRA. E essa é a razão.

Porque este assunto merece uma atenção mais detalhada voltarei a ele, com a minha opinião, dentro de um ou dois dias. Hoje fico-me por aqui  


Sem comentários:

Enviar um comentário