quarta-feira, fevereiro 17, 2010

UM INCENTIVO


O QUE QUEREMOS PARA O NOSSO CLUBE

No futebol, estamos representados em todas os escalões etários, participando, Nesta modalidade, não poderia deixar de referir o projecto de sucesso que é hoje a Escola de Futebol do Clube Futebol Benfica, representando uma firme e excelente base do nosso modelo de formação desportiva. Sempre defendemos que o C.F.Benfica deveria concentrar grande parte da sua atenção no futebol jovem, e é nesse sentido que, época após época, temos vindo a melhorar – quer com novos projectos quer com o reforço do nosso quadro técnico – o sector de formação do clube, recuperando o estatuto de grande viveiro de atletas.

Mas como é público e sabido, a nossa colectividade está muito longe de ser só futebol, e nesse sentido é com grande orgulho que, apesar das dificuldades, temos sido capazes de manter a nossa equipa de Hoquei em Campo na principal Divisão do campeonato português.
O bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelas nossas secções de futsal,Ginástica,Karaté e Hoquei de Sala e agora o resurgimento do Futebol Feminino, são também motivo de regozijo, contribuindo decisivamente para o engrandecimento e ecletismo do nosso clube.

Apesar da dinâmica desportiva que temos conseguido manter, os tempos são de dificuldades, sobretudo de âmbito financeiro. Os esforços assumidos para amenizar e diminuir o passivo, têm nos feito percorrer caminhos difíceis, dificultados pela procura de conciliar a melhor representação e desempenho desportivo de todas as modalidades e escalões do C.F.Benfica quer no âmbito Regional ou Nacional. É por isso, que apelo à ajuda de todos os Futebolbenfiquistas sem excepção, para que possamos olhar para o futuro deste Clube e dos jovens desportistas desta cidade com maior optimismo.

Estas dificuldades não nos afastam do nosso propósito de querer uma C.F.Benfica mais forte no futuro, na qual se reforce a filosofia ganhadora do clube capaz de servir ainda melhor a população de Benfica-Lisboa. Queremos um clube que seja capaz de adaptar-se à nova realidade desportiva, com o qual a juventude continue a identificar-se.

E porque acreditamos no projecto desta Direcçao, mas estamos cientes que só com um grande esforço de todos – direcção, atletas, sócios e simpatizantes – conseguiremos elevar, ainda mais, a grandeza do C.F.Benfica, contamos com todos vós na certeza de que juntos seremos capazes de servir ainda melhor o CLUBE FUTEBOLBENFICA.

Climerio Ferreira

A CULTURA DESPORTIVA DOS CLUBES

A cultura desportiva dos clubes é de uma importância fundamental para a obtenção de bons resultados desportivos.


Um clube devidamente organizado tem obrigatoriamente de possuir cultura desportiva e esta assenta, sobretudo, em três ou quatro vectores que determinam com propriedade organização e naturalmente eficácia na acção.


Disciplina individual e de grupo; acerto na escolha do grupo constituido; atitude vencedora de todo o grupo de trabalho; entrega total à função.


Podemos escalpelizar estes quatro itens porque neles estão contidos todos os condimentos necessários a uma boa prestação no campo desportivo. Seja qual fôr a dimensão do clube ou divisão em que milite, é sempre de atender a estes factores. O sucesso é obtido em qualquer quadrante, não é necessário pertencer ao 1º escalão para se reclamar sucesso.


Quem não tiver estes quatro fundamentos, pelo menos estes quatro, não pode ser considerado um atleta brioso, capaz, importante para a prática desportiva. É por isso que às vezes se ouve dizer, da boca dos menos preparados para estas coisas, "não percebo como estão nesta classificação!!!". Pois claro que não percebem os que julgam que o futebol é só para os habilidosos ou os de boa técnica. Não! O futebol também é isso, mas é acima de tudo: DISCIPLINA - GRUPO CONSTITUIDO - ATITUDE VENCEDORA - ENTREGA TOTAL.


Estes padrões existiram no meu Clube. Infelizmente hoje, perdeu-se,. É preciso recuperar. É urgente outra filosofia. Disso tenho eu a certeza 

Domingos Estanislau

Sem comentários:

Enviar um comentário