segunda-feira, agosto 12, 2013

OPINIAO

A nova organização dos campeonatos de seniores de futebol de 11 em Portugal com inicio nesta época .
Muito se tem falado sobre este assunto sempre de uma forma mais emocional que racional e quando isto acontece perdermos todos um pouco da capacidade de fazer uma analise objectiva dos mesmos.
Na minha opinião as associações distritais saíram reforçadas desta reestruturação pois o seu campeonato principal passa a ser a 4 divisão ,enquanto antigamente o mesmo era a 5 divisão competitiva.
Surge assim uma oportunidade para as mesmas ao terem uma competição num nível superior , promoverem a mesma e serem muito cuidadosa nos aspectos organizativos , criando modelos adequados para uma competição de referencia de sucesso quer a nível distrital quer a nível nacional.
Para os clubes, os mesmos não deverão olhar para este novo modelo como uma despromoçao pois continuam a competir na 4 divisão , mas como uma oportunidade de reorganização financeira dos mesmos vistos os custos serem cerca de 50% menores que os tinham na antiga III Divisao e as receitas com um modelo de campeonato a duas voltas todos contra todos podem subir de forma acentuada.
Em relação ao modelo do CNS sou contra o modelo actual pois considero que uma III divisão deve ter um modelo competitivo de todos contra todos a duas voltas e assim sendo defendo conforme tive a oportunidade de propor à FPF um modelo de 5 series de 16 clubes mantendo desta forma os 80 clubes actuais mas evitando 1 , 2 fases e Play-out de despromoçao , tendo o meu modelo a vantagem de subirem 5 equipas os vencedores de cada serie e as descidas também serem automáticas 4 últimos de cada serie.
Espero que este meu contributo seja o tiro de partida para oma discussão serie e objectiva sobre este tema .

Sem comentários:

Enviar um comentário