segunda-feira, janeiro 30, 2012

FUTEBOL FEMININO

1%C2%BADezembrovsCadima 032 Jogadora do 1.º Dezembro é a nova treinadora do Clube Futebol Benfica
Tânia Pinto era uma das sub-capitãs do 1.º Dezembro (Nadine Pires)
Tânia Pinto, sub-capitã do 1.º Dezembro, é a nova treinadora do Clube Futebol Benfica. A (ex) jogadora vai substituir Nelson Soares, técnico que tinha sido apresentado no Fofó em dezembro (proveniente das escolas doÁguias de Camarate), após a demissão do treinador Edgar Cardoso - que já estava com a equipa há duas épocas.
Uma vez que, com Nelson Soares no comando, o Futebol Benfica já acumulava 5 derrotas consecutivas no Campeonato Nacional, o clube decidiu prescindir dos seus serviços e virar-se para uma escolha, no mínimo, original.
Tânia Pinto, professora de educação física com 36 anos, era atualmente jogadora do 1.º Dezembro, ainda que já não alinhasse pelas campeãs nacionais há cerca de dois meses, por motivos profissionais.
No final da época passada, Tânia Pinto - à altura capitã do 1.º Dezembro -, decidiu retirar-se do futebol, não tendo sequer disputado a Liga dos Campeões em Sintra. Contudo, no início desta época, decidiu regressar ao clube, onde  foi utilizada em vários jogos.
Tânia Pinto continua, assim, inscrita na Federação Portuguesa de Futebol como jogadora do 1.º Dezembro no que resta da época, daí que não possa ser oficialmente treinadora do Futebol Benfica, apesar de ocupar o cargo. Uma situação caricata, no mínimo.
Tendo partilhado o balneário com a jogadora em questão, por duas épocas, posso dizer que não tivemos uma relação particularmente saudável, por questões que pouco tinham a ver com futebol. Contudo, creio que raramente tive o prazer de partilhar o relvado com uma médio-centro tão inteligente como Tânia Pinto (ao mesmo nível só mesmo Dolores Silva), portanto lamento a sua retirada como jogadora de futebol. Lamento-a ainda duplamente – estando eu na qualidade de atleta do 1.º Dezembro -, porque considero esta mudança totalmente despropositada e eticamente reprovável, da forma que é processada, a meio da época. Mas, da mesma forma que sou livre de opinar o que bem entender sobre esta ‘contratação’, também Tânia Pinto é livre de escolher o que bem entender para a sua (futura) carreira.
De modo que desejo boa sorte ao Futebol Benfica para o que ainda resta da época.
Para quem não conhece Tânia Pinto, deixo aqui as declarações da jogadora que mais furor fizeram no mundo do futebol feminino, sobre a (agora ex) selecionadora Mónica Jorge, numa reportagem no “Diário de Notícias”, em 2009:
“Acho que a selecção não tem um treinador desde o professor Nuno Cristóvão”, diz Tânia Pinto, jogadora da selecção e uma das capitãs do campeão 1º Dezembro. “As pessoas que têm estado à frente da selecção têm permitido que o futebol feminino perca tudo o que tinha ganho até então”, defende. E vai ainda mais longe. “Conheci a treinadora Mónica Jorge enquanto assistente do professor Nuno Cristóvão e, nessa altura, não tinha qualquer influência e importância na selecção. Enquanto seleccionadora nacional não lhe consigo identificar quaisquer qualidades técnicas, tácticas, capacidade de liderança ou qualquer outro aspecto inerente e essencial a um treinador de futebol. E os critérios utilizados (ou a falta deles, nunca cheguei a perceber) na escolha das jogadoras, e na relação com as mesmas, deixam muito a desejar, ética e profissionalmente”, atira. A seleccionadora prefere não responder directamente. “Não falo de jogadoras não convocadas”, riposta. No entanto, Mónica já convocou Tânia Pinto por diversas vezes e a jogadora conta com cerca de três dezenas de internacionalizações.

Sem comentários:

Enviar um comentário