segunda-feira, julho 18, 2011

Historia de Lobos, traiçoeiros

Hoje li esta história, que me aterrorizou



"LOBOS FORTES E ASTUTOS"




O HOMEM DA MARISQUEIRA marcou-me pela negativa. O soldado Alípio apresentou-se em VIANA DO CASTELO, levando consigo uma nota de 1.000$00 (mil escudos). Era muito dinheiro para a época. O Alípio com o seu ar simples e digamos um pouco fora da realidade, foi fazendo umas “flores” com aquele dinheiro. Nas suas extravagâncias nos pratos que mandava fazer para as suas refeições pretendia demonstrar que era um homem com algumas possibilidades económicas e por isso manjava à rica e à francesa e fazia jus às suas fantasias pagando algumas despesas a outros elementos. Era uma forma de demonstrar riqueza. Como o dinheiro não faz criação é claro que os tais mil escudos desapareceram. Contudo, enquanto houve dinheiro não se fez rogado para os seus apetites de ocasião e ao mesmo tempo que ia gastando também ia dizendo que quando fosse à Terra trazia mais dinheiro. Claro que o homem da Marisqueira (não me recordo o nome) foi fiando ao Alípio tudo o que ele queria e consequentemente a divida foi aumentando. O Alípio era e naturalmente ainda é, bom homem, mas de facto, incrédulo, ingénuo e acima de tudo um aldeão. Deixou-se “embebedar” pela cortesia do homem da Marisqueira, que se aproveitou, da sua condição para o explorar, pensando que ele era um homem ou pelo menos a família, pessoas endinheiradas. Quando o Alípio regressou dos tais 10 dias para nos despedirmos da família, é claro que o Alípio não tinha trazido dinheiro para pagar a dívida entretanto contraída na Marisqueira. Em face desta situação, o tal indivíduo da Marisqueira, um ou dois dias antes da nossa saída de Viana de Castelo, dirigiu-se à Companhia, à noite, e foi falar com o Capitão Viegas. E aqui vivi uma cena impensável, ou seja, nunca pela minha cabeça tinha passado a ideia que um indivíduo que todos os dias se dirigia para a igreja de missal debaixo do braço, seria capaz de pronunciar um desejo tão horrendo como: - “só desejo que tenhas a morte mais horrenda do mundo. Que não se aproveite um pouco de ti.” Isto depois do Capitão Viegas ter chamado o Alípio à sua presença e este ter confirmado que de facto tinha contraído aquela divida, dando assim instruções ao 1º Sargento Cabaço para pagar a dívida e descontar no pré em Moçambique. Com toda a firmeza e indignação o Capitão Viegas reagiu energicamente e ao agarrar num braço do homem da Marisqueira expulsou-o da sala em que nos encontrávamos dizendo-lhe que se não lhe tivesse entregue o dinheiro que já não recebia. Foi efectivamente uma cena lamentável e indigna da parte do senhor da Marisqueira, que com rancor vomitou ódio e pôs em evidência a sua formação moral.

........................

Este é um excerto de um livro que compilei  e que conta algumas histórias da Companhia de Artilharia 2326 na qual prestei serviço militar em Moçambique entre 1968/1970.

O Brasão do Batalhão tinha dois Lobos como simbolo e a designação "LOBOS - FORTES E ASTUTOS" .  A história do ALIPIO, embora estivesse integrado num conjunto de homens que se queriam FORTES E ASTUTOS dada as circunstâncias em que se encontravam, tem pouco a ver com esta designação. O ALIPIO como bom aldeão, era um  homem pacato, amigo do amigo, prestável e apesar do erro cometido era um homem sério. Deslumbrou-se perante a facilidade que o xico-esperto da Marisqueira lhe concedeu com o fito de lhe sacar aqueles mil e outros mil se acaso houvesse. Nem todos LOBOS são espertos, é um facto, e nem todos os aldeões são sérios. Há efectivamente os que divergem e usam o xico-espertimo tal como o homem da MARISQUEIRA, esses são os tais que apregoam a falsa moral. Aquele também ia à missa todos os dias.
..........................

Esta história do ALIPIO, como lobo, fez-me lembrar aquela do lobo que desceu ao povoado e como há sempre um lobo escondido com rabo de fora, este, atirou a dignidade às urtigas e usando a astucia, o comilão, sacou 3 pães para um bornal e resolveu o problema do amigo que agudizava de dia para dia. Moral desta fábula: Este lobo, astuto, xico-esperto. numa assentada comeu dois cordeiros e gritou quem é o esperto, quem é? 
OS LOBOS NÃO SÃO ANIMAIS FIÁVEIS.

 


--
Publicada por DOMINGOS ESTANISLAU

Sem comentários:

Enviar um comentário