segunda-feira, agosto 03, 2009

Uma Declaração do Presidente aos Sócios


Domingo, 2 de Agosto de 2009

ENTUSIASMO E ESPERANÇA

Aproxima-se o final de mais um mandato. Mandato longínquo sobre o qual já passaram 21 anos. É óbvio que me refiro a mim no que concerne à longevidade do mandato. Estes 21 anos traduzem-se em 9 mandatos de constante renovação quanto a pessoas, com novas ideias, novos projectos, mas sempre no sentido de fortalecimento do clube. E com a contribuição de todos temos conseguido fazer obra e reforçar a nossa identidade. Ao longo de todos estes anos fui lidando com pessoas de grande carácter que prestaram relevantes serviços ao clube, numa comunhão de esforços e de dedicação para bem servir o clube. Agora que se prepara novo mandato confio numa equipa por mim escolhida e com capacidade para levar por diante os projectos que estão em desenvolvimento, ficando assim completo um projecto idealizado há 21 anos. Este clube viveu uma fase brilhante, de grande áurea, mas em plena década de 60 perdeu algum dinamismo, por factores de ordem exclusivamente social. O que desejo salientar neste momento, como faço sempre em ocasiões especiais, é enaltecer a história do FUTEBOL BENFICA, que julgo ter sido até hoje um bom divulgador, como me compete, obviamente. O conhecimento que tenho da história do clube permite-me fazer alguns juízos de valor relativamente há realidade destes 21 anos de Presidente. Posso dizer com propriedade que neste espaço de tempo em que estou na presidência fomos o clube de Lisboa que mais progrediu (por razões óbvias estão fora desta análise o Benfica, o Sporting e Belenenses). Construímos novas instalações; criamos riqueza; dinamizamos a actividade desportiva com a criação de novas modalidades; passámos a ser participativos nas Associações e em Fóruns; colocámos o clube nas páginas dos jornais; alargamos a influência do clube. Esta é a realidade que se comprova com aquilo que se passa com os outros clubes de Lisboa, sendo contudo importante para mim o que fizemos e não o que os outros não fizeram. É pois com o sentimento do dever cumprido que parte para mais um mandato. Desta feita por razões que se justificam, tendo em atenção a realização da obra que um dia baptizei de PROJECTO GLOBAL. Não faria sentido que depois de tantos anos de luta abandonasse agora um Projecto que demorou tempo a pôr de pé.

O Presidente,

O Comentário do Blog

Para além da subjectividade do tempo, a realidade de um mandato de 21 anos como dirigente do Clube, está prestes a ser renovado por mais alguns anos.

Que sabor para este lapso de tempo do muito fazer e daquilo que se realizou?

Tentando ser o mais objectivo possivel, julgo que se pode dizer que a obra realizada de modo geral é gratificante, tanto aquela que é nitida/vísivel. como aquela que, por ser de todos os dias, é passível de ser menos notada.

Nesta hora em que vai continuar de certo, na mesma função, que dedica a tempo inteiro, há talvez um sabor agridoce, por vezes quase amargo, não por ter a consciência pelo que fez, mas por aquiloque, por várias circunstâncias, ainda não foi possível realizar. Nestas circunstâncias estão o tempo e a capacidade condicionante; às várias mudanças na Direcção da Camara, das restrições financeiras, ambas susceptiveis de espartilhar a boa vontade e a necessidade de querer "fazer".

Ao longo destes mandatos, tem sofrido criticas e elogios, como é natural, mas todas elas o ajudam a procurar o melhor caminho e a quase esquecer a "amargura" dos criticos de ocasião.

Mas nestes anos todos tem procurado servir da melhor maneira os destinos do Clube.

E o sonho do PROJECTO GLOBAL está cada vez mais próximo.


Sem comentários:

Enviar um comentário