quarta-feira, agosto 18, 2010

O DIRECTOR DESPORTIVO

GONÇALO - DIRETOR DESPORTIVO DO FUTEBOL SENIOR VAI PARA A SUA 2ª EPOCA, COM MAIS MATURIDADE E EXPERIENCIA ESTÁ PRODUZIR ALGUMAS ALTERAÇOES QUE DAO QUALIDADE AO GRUPO DE TRABALHO.
TIVE OPORTUNIDADE VISITAR AS INSTALAÇOES E VI UMA CABINE COM A ROUPA DISTRIBUIDA POR CABIDES E COM OS NOMES DOS ATLETAS, QUE QUANDO CHEGAM AO TREINO JÁ DISPOEM DO EQUIPAMENTO Á SUA DISPOSIÇAO.
O EQUIPAMENTO PASSOU A SER LAVADO NO CLUBE E NAO EM CASA DOS ATLETAS, O QUE EM TERMOS DE FINAL DE EPOCA O DESAPARECIMENTO DE EQUIPAMENTO É NULO.
UMA LOGISTICA QUASE PERFEITA E FUNCIONAL.
ESTÁ A SER UMA MAIS VALIA PARA O CLUBE.
O SEU A SEU DONO.
PARABENS

GONÇALO FOI ENTREVISTADO PELO ATLETICO DIGITAL



Gonçalo, Director Desportivo do Futebol Benfica   
L1
GONÇALO 

Gostaríamos que se apresentasse e nos falasse um pouco de si... Quem é o Gonçalo?
Comecei por jogar no Futebol Benfica, na primeira equipa de infantis que aqui houve. Fiz a formação até aos juvenis, altura em que saí para o Atlético. Estive lá quatro épocas, fui profissional, e já sénior regressei ao Futebol Benfica. Tive um pequeno azar, um traumatismo no crâneo com fractura frontal, aqui, no "Francisco Lázaro"... Dentro do azar, tive a sorte de ter sido operado pelo Professor Lobo Antunes. E pronto, acabou por ser uma carreira pautada entre a segunda e terceira divisões.
Afastei-me do futebol durante quatro anos, por razões profissionais, mas regressei porque tive o privilégio de receber o convite de um grande senhor, Domingos Estanislau, que serve este clube há mais de 20 anos. Não me esqueço também o quanto me ajudou naquele momento difícil da minha vida! Com o convite, senti a responsabilidade de procurar aprender com ele, para tentar progredir numa carreira de que me orgulho muito, a do dirigismo.
O ano passado foi o meu primeiro na qualidade de Director Desportivo do Futebol Benfica. Tive o privilégio de trabalhar com um excelente grupo. De início, achei que era um grupo muito novo, com o qual teríamos dificuldades em subir de divisão, mas a duas jornadas do fim apercebi-me que isso não era impossível. Tivemos azar... E houve também situações extra-futebol, que mexeram um bocadinho com estes jovens e levaram a que não se tivesse concretizado a subida.
Este ano, quais são as mudanças na organização? Já sabemos que terminaram com a equipa "B" de seniores, que disputou no ano passado a segunda divisão distrital... E há mais novidades?
Sobre as equipas "B", já falei com o Presidente... Sou a favor, mas desde que haja estruturas, um complexo desportivo suficientemente grande para nos organizarmos. Ora nós o que temos é excelente, mas resume-se a um campo relvado e a um sintético. Nestas condições, faz mais sentido apostar numa equipa "B" para um escalão como os iniciados, porque corresponde a uma idade de transição nos miúdos. É preciso ver também que temos poucas pessoas... São poucas, mas boas. Resolvemos portanto acabar com as equipas "B" nos seniores e juvenis. Ficámos com infantis, iniciados "A" e "B", juvenis, juniores e seniores.
Vamos procurar trabalhar mais de forma idêntica os juniores e os seniores, de modo a que os primeiros não sintam tanto a diferença quando lá chegarem.
Para suportar tantas equipas, daria jeito mais um campo, não? Além de que o sintético, conforme já tivemos ocasião de constatar, é utilizado não apenas para futebol, como também para o hóquei em campo...
Temos muito orgulho no hóquei em campo, que faz parte da história deste Clube. Aliás, são poucas as modalidades em que o Futebol Benfica foi Campeão Nacional, e o hóquei em campo é uma delas... Juntamente com o hóquei em patins, natação e agora, mais recentemente, o futebol feminino.
É um facto que o hóquei em campo partilha o sintético com as camadas jovens do futebol, o que torna complicada a gestão desse espaço, mas aí, entra em acção o senhor Vice-Presidente Vasco. Ele é esforçado, dedicado, muito humilde e organizado no que faz, numa palavra: é formidável! Sem esquecer também que sente um orgulho enorme na manutenção dessa modalidade.
Tem algo mais que gostasse de acrescentar, à guisa de conclusão?
Quero aprender. Quero aprender muito, com o meu Presidente. Desde que aqui cheguei, todos os dias aprendo algo com ele. Quero perceber onde falho e, de ano para ano, melhorar cada vez mais no dirigismo desportivo, tarefa da qual muito me orgulho. E tenho um sonho... É um sonho de menino, de quem aqui mora há quase 40 anos. E porque não? Um dia, gostava de ver o Futebol Benfica na ribalta do futebol português. Sonhar também faz bem...

Sem comentários:

Enviar um comentário