sábado, março 10, 2012

ENTREVISTA


Entrevista: Sr. Climério Ferreira (Arbitro internacional Português)

Hoje tenho a honra de apresentar uma entrevista do Sr. Climério Ferreira, antigo Arbitro Internacional Português, a quem agradeço a disponibilidade.*****
Nome Hoquistico: CLIMÉRIO FERREIRAAno de nascimento : 26.03.1948Clube actual : CLUBE FUTEBOL BENFICA
Funções : DIRECTOR DESPORTIVO
Clubes que já representou: 
FC.PORTO (HOQUEI EM CAMPO-CAMPEÃO NACIONAL) – C.F.BENFICA (HOQUEI EM CAMPO E FUTEBOL) – ERICEIRENSE – S.L.CARTAXO (FUTEBOL) – DIRECTOR DO HOQUEI EM PATINS PELO C.F.BENFICA

*****

Pedro Antunes – Senhor Climério Ferreira, como é que veio « aterrar » ao Hóquei em patins ?Climério Ferreira - Como já era árbitro de hoquei em campo e futebol, tinha uma certa experiencia e um antigo árbitro de hoquei em patins Vitor Rocha, levou-me para a modalidade, gostei e optei por esta modalidade.

Pedro Antunes – Para que as pessoas o possam conhecer melhor, qual foi o seu percurso hoquistico, desde que começou com este desporto ?Climério Ferreira - Comecei como é normal, como estagiário, fiz equipa com um Grande Senhor da Arbitragem Carlos Bica, e evolui rápidamente, e cheguei a Internacional A, com uma nuance inédita no tempo, passei de B a A no mesmo Ano.

Pedro Antunes - Está satisfeito com o percurso que tem feito até agora ? Que outros « objectivos » tem previstos ou gostaría de atingir no futuro?Climério Ferreira - Sim, sou um Dirigente respeitado, e defensor da Classe da Arbitragem, por vezes criticado, pelos meus colegas de Direcção, pois não aceito problemas com árbitros.

Pedro Antunes – Que importancia tem para si o Hoquei em patins e que tempo lhe ocupa durante a semana ?Climério Ferreira - De momento não estou ligado á modalidade, pois infelismente o meu Clube não pratica a modalidade, apesar de ter sido um baluarte da modalidade, com Adriões, Serpas, etc., mas estou atento e acompanho a modalidade, pois é a modalidade que mais gosto.

Pedro Antunes – Quais foram os melhores momentos que viveu no hóquei ?Climério Ferreira - O dia em que soube que ia ser proposto para fazer exame para Internacional, e não foi fácil, foi num Sporting-F.C.Porto, que decidia o título, com a Nave a rebentar pelas costuras.

Pedro Antunes – Sei que Arbitrou no primeiro Campeonato do Mundo do Grupo B em Paris. Tem de certeza algumas « anedotas » vividas com as nossa seleções para nos contar ». Sabe que os apaixonados gostam sempre de ouvir historias de quem sabe. Não se importa de nos deixar aqui uma ou duas ? Climério Ferreira - Uma delas, o pequeno almoço do árbitro Suisso que estava nesse campeonato, era champanhe e ostras. Outra num Campeonato da Europa de Juvenis, na altura os espanhóis queriam mandar na Modalidade, e não queriam que eu apitasse o jogo decisivo, Espanha-Itália, pois o empate dava o titulo a Portugal, mas o Pereira da Siva que fazia as nomeações, nao embarcou nessa, disse os melhores árbitros para os melhores jogos, e não é que deu empate. Para alegria de todos nós.

Pedro Antunes – Quais são para si, os principais valores que uma equipa de hóquei deve ter ?Climério Ferreira - Uma boa organização, hoje vai rariando os técnicistas, pois ainda sou dos que gosta de ver técnicistas, mas os Livramentos, Vitor Hugo, Xana e outros não aparecem, e a disciplina.

Pedro Antunes – Pensa que esses valores são sempre respeitados ? Porquê ?Climério Ferreira - Devem ser, e deve haver um maior apoio ás camadas jovens.

Pedro Antunes – O que é que mudaria, para melhorar o hóquei em patins nacional e internacional ?Climério Ferreira - Redução e modificação dos quadros competitivos, alteração de algumas regras, tais como os cartões, que de momento como está gera mais violência, redução de equipas no campeonato do Mundo A, para não se verificar resultados tão desnivelados, que não prestigia a modalidade, e talvez houvesse chance de sermos Modalidade Olimpica.

Pedro Antunes – Qual é o maior conselho que se pode dar a um Arbitro ?
Climério Ferreira - Preparar sempre com antecedencia o jogo que vai apitar, prevendo as incidencias que poderão acontecer, e no próprio jogo ter um comportamento sereno e correcto, que pode beneficiar o próprio espectáculo

Pedro Antunes – A utilização ou não de capacetes, tem sido falada desde há varios anos. Pensa que se os miudos fossem obrigados a jogar com capacete até aos 12 – 15 anos isso também poderia contribuir a uma maior afluencia de miudos para o Hoquei em patins ? Porquê ?Climério Ferreira - Não podemos desvirtuar a modalidade, temos que mentalizar todos os praticante desde jovens, que a nossa modalidade não é violenta, para isso os Conselhos de arbitragem devem nomear conjuntamente com árbitros jovens, árbitros de nomeada.

Pedro Antunes – Se eu lhe disser que só temos 10 pistas cobertas na Suiça, o que é que lhe inspiram os últimos resultados das seleções Suiças a nível Internacional (n.d.r. 3° no Euro Juniors 2005, 2° no Euro Séniores 2006, 2° no Mundial Séniores 2007) ?Climério Ferreira - Para mim foi a equipa que mais evoluiu nos últimos anos, se continuarem a fazer um trabalho de base, cuidado são uns sérios candidatos a vencer um campeonato.

Pedro Antunes – Pensa que o Blog « Patinslover », tem de alguma forma ajudado a divulgar o Hóquei em patins? 
Climério Ferreira - Sim, e de que maneira, só tenho pena é que as pessoas que estão no terreno, não sejam chamadas, quando se trata de resolver os problemas da modalidade

Pedro Antunes – Que mensagem gostaría de deixar neste blog ?
Climério Ferreira - Que as equipas tivessem menos estrangeiros e aproveitassem os seus escalões, jovens

Pedro Antunes – Que outra pergunta gostava que lhe tivesse colocado e qual tería sido a resposta ?
Climério Ferreira - Você como português, e homem interessado na modalidade, nunca foi aproveitado para as selecções portuguesas, está na hora.

Pedro Antunes - Obrigado pela sua participação e um grande abraço para si.

Sem comentários:

Enviar um comentário